A obesidade define-se como o peso excessivo de um animal em mais de 30%, relativamente ao peso normal. É considerada uma doença e, como tal, está associada a problemas de saúde variados. Assim, não só o animal obeso terá uma esperança de vida inferior à média, como a qualidade de vida será severamente comprometida.
Problemas de saúde associados à obesidade
Danos nas articulações, ossos e ligamentos
O peso excessivo coloca uma pressão maior sobre o corpo, nomeadamente ao nível das articulações e ossos. Esta pressão, ao longo do tempo, acaba por causar lesões e doenças como a osteoartrite.
Adicionalmente, a pressão de peso também danifica os ligamentos, nomeadamente no joelho. Quando tal acontece, o caminhar pode ser afetado, levando a uma potencial necessidade cirúrgica.
Diabetes
A obesidade provoca um aumento da produção de insulina, derivado do maior nível de glucose no sangue. A necessidade de insulina também é maior, pois o volume de tecidos do corpo é superior. Assim, ocorre um desequilíbrio entre a capacidade de produzir insulina e a demanda do organismo por essa mesma insulina, induzida também por uma resistência à acção da insulina causada pelo excesso de peso.
Doenças cardíacas e tensão alta
A obesidade causa um aumento da pressão sanguínea, vulgarmente designada de tensão alta. Esta condição faz aumentar a pressão sobre o coração, que precisa de trabalhar mais que o habitual, resultando em potencial doenças cardíacas.
Dificuldades respiratórias
A gordura adicional na zona do peito causa uma pressão maior sobre os pulmões, comprometendo a sua capacidade de expansão, o que ocorre na respiração. Desta forma, os pulmões têm de trabalhar mais para conseguir o mesmo oxigénio.
Menor capacidade do fígado
O fígado tem a capacidade de acumular gordura. No entanto, com o excesso de gordura derivado da obesidade, o fígado não tem capacidade de armazenamento, causando insuficiência.
Problemas intestinais
Os animais obesos têm maior risco de ter obstipação, a vulgar prisão de ventre.
Imunidade reduzida
A obesidade afeta diretamente a capacidade do sistema imunitário, resultando numa menor capacidade de combater infeções e bactérias.
Maior risco de cancro
O risco de cancro é acrescido em casos de obesidade, nomeadamente no trato urinário.
Todos estes problemas de saúde são responsáveis por uma vida mais curta mas, essencialmente, por uma qualidade de vida seriamente afetada. E tudo isto pode ser evitado com uma alimentação adequada e saudável.
Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet