Antes de dormir, vamos lavar os dentes?

Antes de dormir, vamos lavar os dentes?

Lavar os dentes aos cães deve fazer parte da rotina de cuidados diários. No entanto, pode ser difícil para o cão habituar-se a esta rotina. Principalmente se não o fez desde cachorro. Assim, uma boa forma de habituar o seu cão, à lavagem dos dentes, é fazê-lo de forma gradual.

Comece por escovar um dente por dia. Pelo menos até o seu cão estar confortável com a rotina. Depois, passe para uma escova de dentes adequada, que faz um melhor trabalho de limpeza. Assim, é possível identificar possíveis problemas com dentes e gengivas e fazer a limpeza.

Conheça 9 dicas para lavar os dentes ao seu cão, sem percalços!

Comece por usar uma dedeira
Pelo menos até o seu cão estar confortável com a rotina. Passe depois para uma escova de dentes adequada, que faz um trabalho melhor de limpeza.

Use pasta de dentes para cães (nunca use a sua!)

A pasta de dentes para humanos é muito agressiva para o estômago do cão. Existe uma série de pastas de dentes para cães, com os mais variados sabores.

Comece por oferecer um pouco de pasta

Para que o cão se habitue ao cheiro e sabor. Vá experimentando várias, até encontrar a que o seu cão prefere.

Coloque o cão numa área contida

Mas somente se ele estiver à vontade. Pode experimentar colocá-lo num canto, de costas para a parede. Desta forma, terá menor espaço de manobra para se mexer.

Comece pelos dentes mais acessíveis

Levante o lábio do cão e aceda aos dentes da frente e caninos. À medida que a lavagem fica facilitada, pode passar para os dentes mais escondidos.

Limpe bem a linha exterior

A língua dos cães limpa muito bem o lado de dentro dos dentes. Assim, tome mais atenção à parte de fora dos dentes, para uma limpeza completa.

Uma lavagem com mimos

Esta rotina deve ser divertida para ser associada a um bom momento. Dê atenção e mimo ao seu cão e tudo correrá mais facilmente.

Se o cão está ansioso, não insista

Há dias que não correm tão bem. Se o seu cão está ansioso com a lavagem dos dentes, não insista. Mas tente novamente no dia seguinte, para instituir a rotina.

Encontre uma expressão para o fim

Os cães reagem bem a comandos. Encontre uma expressão adequada para fechar a sessão de lavagem de dentes. E não a use em mais ocasião nenhuma.

O seu cão vai ficar com uma boca saudável e um sorriso brilhante!

PUB PUB