Porque é o que cão lambe as patas?

AE PET caes lamber patas | Auchan&Eu

Lamber as patas faz parte do comportamento normal do cão, na maioria dos casos. Os cães fazem o seu grooming próprio, do qual lamber as patas faz parte. Assim, pode acontecer em momentos como a seguir a uma ida à rua, a seguir a comer, quando se deita para dormir, etc. No entanto, se for excessivo ou agressivo, já pode indiciar algum problema de saúde ou de comportamento.

O que fazer se o cão lambe demasiado as patas

O primeiro passo é identificar algum problema concreto na pata que está a ser lambido de forma incessante. Pode haver alguma irritação, ou inflamação, que cause desconforto ou dor ao cão. Há muitas situações que podem ocorrer, como:

  • haver algum objeto preso na pata – uma farpa, por exemplo
  • ter pisado terreno quente e queimado as patas
  • ter sido picado por um inseto

Se não encontrar nada de visível, faça uma visita ao médico veterinário.

Potenciais problemas de saúde

Pode estar a acontecer um crescimento anormal numa pata, com origem num tumor ou cisto. Ou mesmo haver um caso de artrite ou outro problema nas articulações ou ossos. Outra causa comum são os parasitas, como pulgas ou carraças, que causam muita comichão nas patas.
Finalmente, pode ser decorrente de alergia alimentar, que causa muitas vezes comichão nas patas.

Caso não seja possível identificar qualquer problema de saúde concreto, será então preciso despistar problemas de comportamento.

Problemas de comportamento

Uma causa muito comum para um cão lamber as patas é puro aborrecimento. Simplesmente, não tem mais nada de interessante para fazer! No entanto, um simples caso de aborrecimento pode transformar-se numa compulsão que necessita de tratamento. Assim, ao lamber as patas, o cão sente satisfação e isso pode levar a que o faça de forma recorrente e exagerada, tornando-se uma obsessão.

Se o aborrecimento puro puder ser uma causa no caso do seu cão, procure distraí-lo mais. Mais passeios, mais brincadeiras em casa e mais brinquedos para o cão se entreter sozinho. De igual forma, tente não punir este comportamento, pois poderá agravar a situação.

Se nada resultar, veja com o seu médico veterinário como pode procurar ajuda profissional.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet