O espaço preferido do cão

AE PET espaco cao | Auchan&Eu

As pessoas precisam do seu espaço pessoal, onde se sintam seguras e em harmonia consigo. Por vezes pode ser a casa inteira, ou pode ser um cantinho especial, como uma cadeira confortável junto a uma janela. Isto pode ser uma surpresa, mas os cães também precisam desse espaço pessoal.

A importância do cão e do seu espaço pessoal

Por mais que os cães gostem de estar com os seus donos, também apreciam estar recolhidos e sossegados. Pode ser para dormir ou dormitar, para descansar, ou simplesmente para desligar um pouco da azáfama da casa, principalmente se houver crianças. Este espaço é importante para o seu equilíbrio e, mesmo que raramente o use, deve estar disponível para ele. Importante de referir é que o espaço deve ser exclusivo para o cão e não deve ser usado por outros membros da família, pessoas ou animais.

Além de ser usado quando a casa está movimentada, este local especial para o cão também pode ser o porto seguro dele, quando fica sozinho em casa.

Como escolher o espaço dedicado ao seu cão

Pode deixar que o cão escolha. Por qualquer motivo, há espaços na casa que são preferidos pelo cão, pelo que a recolha a esse local especial para ele será mais natural. Depois de escolhido e adotado, não altere o espaço sem um motivo forte, pois isso poderá causar ansiedade no seu cão.

Deixamos alguns conselhos para escolher o espaço pessoal do seu cão:

  • um local tranquilo, que não seja de passagem
  • o cão caber bem no espaço, em pé, deitado e bem esticado, para se espreguiçar quando quiser. Não precisa de ser enorme, pois demasiado espaço pode não cumprir com a necessidade de segurança e recolhimento
  • encostado a uma parede, ou num canto, pois os cães gostam de dormir com as costas encostadas
  • não ser demasiado quente ou frio
  • ser fácil de limpar
  • ter luz natural
  • ter água sempre disponível

Finalmente, o mais importante. Que todos na família reconheçam aquele espaço como dedicado e exclusivo do cão. E o deixem em paz quando se retira para lá. As visitas da casa devem também ter o mesmo cuidado, pois poderão causar ansiedade no cão.

Uma alternativa para o espaço é a colocação de uma espécie de jaula para cães. Esta possibilita oferecer um espaço fechado, como um casulo, embora a porta deva estar sempre aberta. Pode forrar a caixa com tecido, tornando o espaço mais confortável e convidativo. Esta possibilidade também pode ajudar a treinar o cão a viajar numa caixa de transporte, pois está habituado a ser um espaço seguro para ele.

Como decorar o espaço dedicado

A área do cão deve ter “a sua cara”, ou seja, ter as coisas que ele mais gosta. Os brinquedos preferidos, a caminha ou um cobertor onde gosta de se refugiar. Além disso, pode aproveitar esta área para dar comida ao seu cão. Há lá reforço positivo para mais forte?
Deve ainda retirar objetos que sejam prejudiciais ao cão, ou que não queira que ele mexa, e ter atenção a fios, tomadas, etc, para que não se magoe.

Numa casa ideal, cada membro da família deve ter o seu espaço pessoal, onde se sente bem e seguro. Na maioria do tempo, vai ver que o cão prefere estar com companhia, ou não fossem os cães animais sociais.