Ter dois cães em casa – há vantagens ou é mito?

São muitas as casas em que se adota um animal como parte integrante da família. Um cão é uma ótima companhia para todos, oferecendo uma lealdade e amor incondicionais. Mas será que ter dois cães é duplamente bom? Assim, há vantagens em ter dois cães ou não passa de um mito?

Dois cães em casa – vantagens reais ou mito?

Tudo parece apontar para haver vantagens em ter dois cães. Quer para os animais, quer para os seus donos.

Entretidos um com o outro

Dependendo da raça, idade ou personalidade do seu cão, a prática de exercício e entretenimento pode dar mais ou menos trabalho. Ao ter outro animal, eles acabam por se entreter mutuamente, libertando o dono e a família dessa função.
Outro ponto a favor é a redução da ansiedade do cão, quando os donos se ausentam. Com a presença de outro animal, essa ansiedade pode reduzir-se ou mesmo desaparecer.

Treino de cachorros mais fácil

Se levar um cachorro para casa, e tiver um cão mais velho, o mais velho pode funcionar como uma espécie de professor. Os cães funcionam em matilha, respeitando o comportamento dos animais mais velhos e aprendendo com eles. Assim, as regras da casa e até o treino das necessidades ficará facilitado.

Um laço emocional da mesma espécie

Os cães são animais cheios de emoções, geralmente dirigidas aos donos. Ao ter dois cães, estará a contribuir para que criem laços emocionais com um animal da mesma espécie. As brincadeiras, a resolução de conflitos e a dedicação serão sempre diferentes e poderão contribuir para um maior bem estar do cão.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB