Conheça as diferenças entre tosquia e stripping

São muitas as raças de cães que precisam que lhes seja retirado o pelo. Na maioria das vezes, a opção é pela tosquia.

Como se faz a tosquia em cães?

A tosquia faz-se cortando o pelo com o recurso a uma tesoura ou uma máquina. Neste caso, podem ser usadas várias lâminas, para cortar o pelo com diferentes tamanhos. Esta opção pode ter a ver com o que for melhor para determinada raça ou até por questões estéticas.

Ao fazer a tosquia está-se potencialmente a:

  • reduzir a queda de pelo
  • reduzir o risco de doenças de pele

Adicionalmente, em alguns cães, também pode ajudar a reduzir o calor no verão. Mas isto não é sempre verdade, nem para todas as raças. Por exemplo, os cães de dupla pelagem usam o pelo como forma de regular a temperatura corporal, e é mesmo desaconselhado tosquiar o cão.

Uma outra forma de tosquiar um cão é fazê-lo com a mão. A isto chama-se stripping.

Essencialmente, o stripping aplica-se a cães com determinado tipo de pelo, de algumas raças. E para obter um visual estético associado a essas raças.

Este é um método manual e, por isso, bastante trabalhoso. E, na prática, o que faz é libertar pelo que já está solto. Assim, a forma de fazer stripping é passar os dedos das mãos pelo pelo, o que faz naturalmente libertar o pelo morto.

Porque fazer stripping

Os cães de algumas raças, como as de pelo duro ou cerdoso, não devem ser tosquiados. No entanto, isso não significa que não se deva fazer grooming.
Deste modo, o stripping é uma boa forma de manter o pelo bonito e saudável, libertando o pelo morto e impedindo-o de gerar nós. No limite, o pelo embaraçado pode dar origem a desconforto, ou até dor, no cão. E a inflamações ou doenças de pele.

Como fazer stripping

Embora possa parecer um processo simples, se for mal feito pode causar dor no cão. Por isso, deve ser feito por uma pessoa formada, que tenha a técnica e o conhecimento para o fazer profissionalmente.

Conhecendo as diferenças, resta perceber qual a técnica mais adequada para o seu cão. O médico veterinário assistente poderá aconselhar nesse sentido. Para que o pelo do cão esteja sempre bonito e saudável, e o cão tenha o melhor tratamento ao seu pelo.

PUB PUB