O cão pode ter uma dieta vegan?

Com a adoção cada vez maior ao veganismo, há pessoas que pretendem alargar o seu regime alimentar aos seus animais de companhia. Mas será o veganismo uma dieta alimentar adequada a animais domésticos, nomeadamente cães?

Este é um assunto bastante controverso, pois levanta questões relacionadas com opções e crenças pessoais, que levam à adoção de um estilo de vida vegan. Neste artigo, focamo-nos somente nas questões de saúde dos animais, pois é essa a nossa área de atuação.

Os cães são animais carnívoros oportunistas, o que significa que o alimento mais adaptado para eles deve ser baixo em hidratos de carbono e rico em proteínas de origem animal.

Como os cães possuem a capacidade de digerir fibras vegetais, outros alimentos, além da carne, fazem parte da sua dieta, nomeadamente fruta e vegetais. Saiba quais as frutas e vegetais que pode dar ao seu cão e quais as que lhe irão fazer mal. Mas os cães podem mesmo adaptar-se a uma dieta vegetariana bem formulada.

Já existem no mercado opções de alimentos vegan para cães. Estes poderão ser, à partida, alternativas adequadas, pois foram desenvolvidos por especialistas, tendo em conta as necessidades nutricionais.

No entanto, recomendamos que consulte sempre o médico veterinário do seu cão, e vejam em conjunto a melhor solução para ele. Afinal, a saúde do seu pet estará sempre no topo das prioridades.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB