O cão pode ter uma dieta vegan?

Com a adoção cada vez maior ao veganismo, há pessoas que pretendem alargar o seu regime alimentar aos seus animais de companhia. Mas será o veganismo uma dieta alimentar adequada a animais domésticos, nomeadamente cães?

Este é um assunto bastante controverso, pois levanta questões relacionadas com opções e crenças pessoais, que levam à adoção de um estilo de vida vegan. Neste artigo, focamo-nos somente nas questões de saúde dos animais, pois é essa a nossa área de atuação.

Os cães são animais carnívoros, o que significa que dependem da carne para terem uma dieta saudável.

No entanto, há vários graus de carnívoros, desde os animais que só podem comer carne até àqueles que comem maioritariamente carne. Estes podem ter outros alimentos na sua dieta, nomeadamente fruta e vegetais. É neste campo que se situam os cães.

Assim, os cães podem comer frutas e vegetais, pois possuem a capacidade de digerir fibras vegetais. No entanto, não é recomendado que o façam em exclusivo, pois poderão vir a ter insuficiências nutritivas e problemas de saúde. O ideal é recorrer a snacks vegan, oferecidos como guloseimas, em vez dos mais tradicionais biscoitos para cães. Saiba quais as frutas e vegetais que pode dar ao seu gato e quais as que lhe irão fazer mal.

Alimentos vegan para cães

Já existem no mercado opções de alimentos vegan para cães. Estes poderão ser, à partida, adequados, pois foram desenvolvidos por especialistas, tendo em conta as necessidades nutricionais.

No entanto, recomendamos que consulte sempre o médico veterinário do seu cão, e vejam em conjunto a melhor solução para ele. Afinal, a saúde do seu pet estará sempre no topo das prioridades.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet

PUB PUB