As patas dos cães precisam de cuidados

Cuidados com as patas dos cães - Saiba o que fazer

As almofadinhas plantares das patas dos cães são mais espessas que as nossas palmas das mãos e dos pés. No entanto, também sofrem de queimaduras, tanto por frio como por calor. Os cuidados a ter com as almofadinhas dependem da época do ano e até da zona em que o cão reside ou passeia habitualmente.

Saiba como pode proteger as patas do seu cão, para que esteja sempre confortável e saudável.

Tenha atenção ao piso nos passeios

Os animais que residem em cidades estão mais expostos, pois os passeios e estradas ficam mais quentes. Nos passeios, pode alternar entre piso em asfalto e piso em terra. Desta forma, as almofadinhas vão ficando mais resistentes ao asfalto, diminuindo a incidência de problemas.

Se estiver calor ou frio, calce-os

Existem protetores de patas que devem ser usados se for passear com o seu cão num piso que esteja muito quente ou muito frio. Exemplo disto é o asfalto, a areia ou a neve. Caso não tenha esta solução, evite passear com o seu cão nos períodos de muito calor ou frio.

Hidrate as patas

Nem todos os cães se habituam a calçar botas ou sapatos. Uma boa alternativa são os cremes de proteção. São uma boa forma de manter as patas sempre hidratadas e protegidas.

De volta a casa, inspecione

Uma boa forma de prevenir problemas nas almofadas plantares do seu cão é ir vendo como estão. Principalmente depois de passeios mais prolongados. Retire os resíduos que ficam agarrados às patas, evitando que se formem lesões. Caso existam feridas ou calos, monitorize e recorra ao veterinário, se necessário.