Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades em casa

Fazer as necessidades em casa. Como ensinar o cachorro?

Ensinar um cachorro a fazer as necessidades em casa, ou seja onde for, faz parte do processo de aprendizagem de todos os cães. Como tal, deve ser feito o mais cedo possível, para que os resultados sejam duradouros. Embora seja possível treinar cães adultos, fazê-lo precocemente tem habitualmente melhores resultados.

Veja então as nossas dicas para ensinar o seu cachorro a fazer as necessidades no local desejado em casa.

Tenha muita paciência

O processo de aprendizagem leva tempo e terá avanços e recuos. Tudo isto é normal. Até aos 4 meses de idade, os cães não controlam bem os intestinos e a bexiga. No entanto, já poderão ter noção de onde fica a sua casa de banho.

Reforce o comportamento positivo

Os cães aprendem melhor quando são recompensados. Pelo contrário, se ralhar com eles, poderão ficar confusos e o resultado ser contrário ao pretendido.

Associe uma expressão

Ao definir uma frase ou uma expressão, na altura em que o cão deve fazer as suas necessidades, será mais fácil o cão associar o momento. Quando o cão tiver feito as necessidades, pode reforçar essa frase com contentamento.

Rotinas, precisam-se

O cão aprende por associação. Neste sentido, se estabelecer uma rotina segundo a qual fazer necessidades é sempre nos mesmos momentos do dia, será mais fácil. Tenha em conta de que é mais provável que um cachorro queira fazer as suas necessidades logo após comer ou acordar.

Tenha um espaço próprio

O espaço para o cão fazer as necessidades deve ter essa única função. Adicionalmente, não coloque esse local junto à zona de alimentação – não será uma boa experiência para o cão comer onde faz as necessidades.

Casa de banho sempre limpa

O espaço para as necessidades deve ser limpo com regularidade, eliminando os cheiros. Poderá, por exemplo, usar folhas de jornal, retirando-as com regularidade.

Quando o cão fizer as necessidades fora do local (o que irá certamente acontecer), nunca lhe ralhe! Em vez disso, ignore o comportamento e limpe bem a área, eliminando todos os cheiros. E continue com as práticas indicadas, até que a aprendizagem fique completa. Evite a utilização de produtos amoniacais para a limpeza dos locais indesejados onde o seu cachorro tenha urinado, porque isso poderá incentivá-lo a fazê-lo mais vezes nesse mesmo local.

Finalmente, apesar de todas estas boas práticas, não se esqueça do mais importante. Todos os cães precisam de tempo a passear na rua! Para se exercitar, fazer as necessidades na natureza (nestes casos o dono deve apanhar e colocar no lixo) ou até socializar com outros cães ou pessoas.

PUB PUB