Cães e visitas em casa – dicas para tudo correr bem

Os cães são animais e, como tal, reagem a alterações à sua rotina habitual. Receber visitas em casa é uma alteração comum à sua rotina, a não ser que seja uma prática habitual. A melhor forma de os habituar a aceitar bem as visitas, é educar para a socialização no geral. Assim, o trabalho começa antes de receber qualquer visita, treinando o seu cão para estar confortável à volta de pessoas estranhas, e outros animais.

Quer tenha adotado um cachorro, ou um cão adulto, o processo de socialização passa por:

  • participar em sessões de treino com outros cães e os seus donos
  • passear em zonas movimentadas
  • ir a parques para cães
  • combinar encontros com outros donos de cães

No fundo, quanto mais habituado um cão estiver a pessoas estranhas, melhor as aceitará receber na sua casa.
Mais concretamente, para receber visitas, deixamos conselhos práticos e comprovados. Alguns implicam preparação prévia, enquanto outros se destinam a cuidados a ter no momento em que as visitas chegam.

Dicas de socialização de cães com visitas em casa

Preparar um espaço seguro

Ter um espaço seguro (link para o artigo respetivo) é importante para que o cão possa recolher-se, se precisar. O cão também deve ser treinado para ir para esse espaço, com um comando simples.

Utilizar mensagens de segurança

Feromonas no ambiente do cão transmitem um forte sinal de que está seguro e pode estar tranquilo no seu ambiente.

Reforçar o treino com comandos

Este tipo de treino ajuda o dono a ter confiança que o cão irá obedecer. E o cão a receber orientações concretas, numa situação em que tal seja necessário. Em suma, dá confiança a ambos.

Colocar uma trela quando a visita chega

Ao colocar sempre uma trela no cão, quando alguém bate à porta, vai estar a indicar ao cão que é altura de se comportar bem. Além disso, previne saltos e até o cão fugir pela porta.

Receber as visitas no exterior

Caso tenha um cão mais territorial, receber as visitas num local neutro pode ajudar o cão a baixar a guarda. Depois de feitas as apresentações, e o cão perceber que a visita é bem vinda, podem então entrar em casa.

Apresente o cão às visitas

Coloque a mão da visita perto do nariz do cão, para que ele a cheire. Se ele precisar, e a visita estiver confortável, deixe-o farejar à vontade. Afinal, é a forma que o cão tem de conhecer a pessoa.

Reforce o comportamento positivo

Quando o cão aceita bem a visita e responde aos comandos, reforce esse comportamento com uma palavra de incentivo, uma festa ou até uma guloseima. Esse reforço contínuo vai permitir, ao longo do tempo, uma cada vez maior aceitação das visitas.

Claro que os melhores conselhos irão variar de cão para cão, consoante a sua personalidade ou vivência. Cabe-lhe a si, o seu cuidador, encontrar a melhor forma de ajudar o seu cão a ser feliz e equilibrado.

PUB PUB