Cachorro pouco ativo – Personalidade ou Problema?

Numa ninhada, desde cedo começa-se a perceber a personalidade de cada cachorro. Uns poderão ser mais ativos, enquanto outros serão mais tímidos. Isso é normal! Mas será que um cachorro muito parado é sempre sinónimo de uma personalidade introvertida? Ou poderá ser um sinal de algum problema?

Conheça alguns sinais de que o cachorro pode ter algum problema de saúde

Estar letárgico

Os cachorros precisam de dormir e muito. No entanto, quando estão acordados, o mais normal é brincarem com os seus irmãos e serem curiosos com o que está à sua volta. Se tal não acontece, pode indicar que não se sentem bem.
Se notar este comportamento constante, ao fim de umas semanas, fale com o médico veterinário para despistar alguma questão clínica.

Pelo alterado

Esteja atento ao pelo e à pele do cachorro, mexendo-lhe diariamente. Se achar que o pelo está a perder o brilho, pode ser um sinal de que algo está errado. Além disso, ao inspecionar o seu cachorro, poderá detetar facilmente eventuais parasitas.

Comer mal

Se não houver nenhuma alteração na rotina, o cachorro deve comer bem e de forma voraz. Afinal, está a crescer! Por isso, se notar que a quantidade de comida que ingere é menor do que o suposto, de forma continuada, fale com o médico veterinário.

Mexer nas orelhas

Mexer nas orelhas de forma continuada, ou abanar a cabeça repetidamente, pode indicar uma otite ou outro problema. Assim, pode ser preciso limpar a orelha e administrar um medicamento, pelo que a visita ao veterinário impõe-se.

Olhos sujos

Os olhos de um cachorro devem estar límpidos. Se notar muita produção de gosma, tal pode indiciar algum problema. O mesmo se o cachorro piscar muito os olhos ou levar as patas aos olhos.

Mudar de comportamento

Se o cachorro era muito ativo e brincalhão, e de repente o seu comportamento se transforma, é um sinal de alarme. Fique atento e se se mantiver, fale ao seu veterinário para despistar algum problema.