O que é a babesiose? Conheça a mais comum febre da carraça

A babesiose é uma doença causada pelo parasita Babesia, que se aloja em carraças. Estas servem de transmissoras da doença, que afeta principalmente cães.

A babesiose é um dos tipos de febre da carraça, sendo o mais comum em Portugal.

O parasita, que causa a doença, entra na corrente sanguínea e começa a destruir os glóbulos vermelhos. Com a sua destruição, o cão irá sofrer de anemia, o que implica a diminuição do fluxo de oxigénio para os orgãos. Além disso, o parasita irá multiplicar-se, causando cada vez maiores danos no sangue.
Na Europa, a carraça responsável pela transmissão da doença é a Dermacentor reticulatus.

Sintomas da babesiose

O quadro clínico evolui com o tempo, e depende da espécie de parasita, do sistema imunitário do cão e da sua idade. Por exemplo, os cachorros serão mais afetados, por não terem ainda um sistema imunitário bem formado.

Assim, os sintomas podem variar por fase da doença e incluir:

  • falta de apetite
  • fraqueza
  • letargia
  • língua e gengivas pálidas
  • febre
  • depressão
  • urina escura

Deteção da babesiose

Se o cão mostrar alguns dos sintomas referidos, o primeiro passo é verificar uma eventual presença exterior de carraças. Mas mesmo que tal não seja possível, a doença pode ser detetada analisando uma amostra de sangue ao microscópio, assim visualizando o parasita.

Tratamento da babesiose

O tratamento depende da fase da doença, e deve sempre ser supervisionado por um médico veterinário. O tratamento anti-babésico é o mais comum, e eficaz na maioria dos casos. Além disso, será preciso fazer um tratamento anti-parasitário, para eliminar as carraças.

Prevenção da babesiose

A melhor forma de não ter esta doença é prevenir! Para isso muito contribui a vacinação e aplicação de desparasitantes externos, embora nada seja 100% eficaz, mas o risco diminui.
Adicionalmente, é conveniente fazer uma higiene constante ao seu cão, nomeadamente através de escovagem, que ajuda a detetar eventuais parasitas. Adequar o local de passeio à estaçao do ano, de forma a diminuir a exposição ao agente infeccioso.

PUB PUB