O que são e para que servem as aulas para cães?

As aulas para cães ajudam o dono a educar o seu cão da maneira mais saudável e correta, criando desde logo regras importantes.

Trazer um novo cachorrinho para casa é um motivo e momento de alegria para qualquer dono. Contudo, é importante que este saiba que deve começar a treiná-lo o mais rápido possível. Quanto mais cedo se começarem a introduzir bons hábitos, melhor será para ambos. Assim se começam a interiorizar os comandos básicos e as regras da casa.

O treino deve, então, começar no dia em que o cachorrinho chega a casa e iniciar precisamente pelo nome

Quanto mais se utilizar o nome, mais depressa o cachorrinho começará a responder quando for chamado.

O passo seguinte é a habituação à coleira e trela e exige dos donos uma boa dose de paciência. Com tempo, também o cachorrinho acabará por aceitá-los e começar a praticar em casa os futuros passeios na rua. Até porque se ainda não tiver todas as vacinas, estes passeios terão de se restringir ao ambiente doméstico. Ou, em alternativa, aos jardins de casa com animais devidamente vacinados.

Estes princípios básicos são importantes para que os cachorrinhos sociabilizem e cresçam para cães adultos felizes

Mas existem profissionais a quem os donos podem recorrer se quiserem evoluir para níveis de treino mais complexos. Estes podem responder a algum tipo de problema comportamental ou, apenas, para a tão importante sociabilização inicial. Nestas escolas, os cachorrinhos aprendem boas maneiras, como não ser possessivos em relação ao alimento ou brinquedos ou a obedecer aos comandos dos donos. Com base no reforço positivo, e alguns snacks de recompensa à mistura, é possível obter resultados e ter cachorrinhos felizes, calmos e saudáveis.
As aulas deverão ser iniciadas somente quando os cachorrinhos já cumpriram o plano de vacinas. Deste modo, e por instrução do médico veterinário, já será segura a saída ao exterior e o contacto com todo o tipo de animais.

Com o treino, também os donos irão aprender a melhor comunicar com o seu cão, porque razão ele tem determinadas atitudes ou quais são as suas necessidades. Desta forma, começam a construir uma relação sólida. Os cachorrinhos aprendem as regras de convivência em sociedade, a controlar os seus impulsos, como saltar energicamente quando alguém os quer cumprimentar ou a não puxar a trela durante os passeios. O treino permite o ensino de vários comportamentos, como responder quando são chamados, sentar, deitar, permanecer quietos ou largar algo, mas também a estar em casa tranquilamente sozinhos desde tenra idade, algo particularmente importante tendo em conta os agitados e exigentes estilos de vida atuais.

As aulas para cães são dadas em ambientes controlados e seguros

Algumas escolas promovem também treinos ao domicílio, mais personalizados e adaptados ao dia-a-dia do cachorrinho.
Consulte a nossa secção de parceiros para ficar a conhecer as empresas que promovem este tipo de serviços.