Como saber se algo de errado se passa no parto?

Algo de errado se passa no parto?

Ao entrar em trabalho de parto, a cadela pode parecer inquieta, nervosa, não querer comer ou vomitar. Pode ainda apresentar comportamentos estranhos, como isolar-se, vaguear ou raspar o solo.

Quando começa a fase de expulsão dos fetos, as cadelas podem dar à luz os filhotes durante um período, que varia de algumas horas até 24 a 36 horas!

Geralmente, cada feto demora 10 a 30 minutos a ser expulso. Se o esforço já for superior a 1 hora é motivo para preocupação e deverá consultar-se um médico veterinário.
Os cachorros podem nascer com um intervalo de até 4 horas. Se o período for superior a 6 horas já não é considerado normal.
Ao nascimento de cada feto segue-se a expulsão da respetiva placenta que a mãe, geralmente, ingere. E os filhotes são vigorosamente lambidos pela mãe também logo após o nascimento. Isto serve para serem limpos e ser estimulada a respiração. Caso a mãe não o faça, quem está a assistir ao parto deverá intervir prontamente e esfregá-los vigorosamente com uma toalha seca.