A sociabilização do cachorro

A sociabilização do cachorro - Saiba o que fazer

O processo de sociabilização do cachorro começa cedo e é muito importante, para que ele tenha confiança em relação ao meio em que se insere. O periodo sensível de sociabilização ocorre entre as 3 e as 16 semanas de vida do cachorro. Por isso, devem promover-se experiências diversificadas nessa altura. Desta forma, ele vai-se habituando à interação. Quanto mais e maior a diversidade, melhor.

Isto deve ocorrer mesmo antes da vacinação

Devem ser tomados todos os cuidados para não expor o animal a situações de perigo de doenças infecciosas. Deve-se dar prioridade a locais mais reservados:

  • ir a casa de amigos que têm animais vacinados
  • frequentar jardins privados, etc

É importante referir também a habituação, durante este período, a sons altos, como:

  • trovoadas
  • fogo de artifício
  • aparelhos ou objetos (aspirador, secador, sacos do lixo, etc)

Nos passeios, pode deixar que terceiros façam festas, se tudo acontecer de forma controlada. Quando a interação corre bem, pode recorrer a um reforço positivo, dando um biscoito e demonstrando o seu assentimento.

A interação com outros cães é que tem de ser mais controlada. Sociabilizar com a sua espécie pode ser um desafio mais complicado, mas o contacto pode ser feito desde cedo. É importante que ele veja, cheire e sinta a presença de outros cães, sem ter contacto físico. Ao passar por outro cão, se for uma experiência calma, pode até premiar o cachorro com um biscoito. Se ele ladrar, ou se se tornar agressivo, não o deve acariciar, porque isso será interpretado como um incentivo ao comportamento. Idealmente, o cachorro poderá brincar com outros cães.

Nesta fase, sempre que tiver dificuldades, não hesite em pedir aconselhamento ao seu médico veterinário. Este poderá dar-lhe conselhos e ajudar a orientar algumas decisões. Assim como, poderá propor-lhe a utilização de produtos à base de feromonas (coleiras), que ajudam o cachorro a ultrapassar melhor esta fase e a aceitar mais facilmente a mudança e a novidade. O recurso a um treinador também poderá ser uma ideia a considerar.

PUB PUB