Como dar banho ao meu gato?

Como devo dar banho ao meu gato?

Antes de começar, prepare tudo o que vai necessitar para dar banho ao seu gato. Adicionalmente, garanta que ele tem as unhas cortadas, para o caso de se assustar. Aconselhamos também que afaste todos os objetos perigosos do local em redor.

Dê banho ao seu gato calmamente

Deve usar a banheira, lavatório ou bidé, mas com pouca água. O ideal é encher com cerca de 10 centímetros de água e molhar o gato com a mão.
Pode massajar suavemente o corpo com champô. Evite que este entre em contacto com os olhos e que a água entre nos seus ouvidos.  Retire o champô com bastante água. Use sempre um champô para gatos, pois muitos podem ser alérgicos a substâncias que existem em champôs genéricos.

Seque o pelo com uma toalha

Tente usar o secador mas na potência mais baixa e longe do gato. Evitando movimentos bruscos, tente aproximar o secador devagar e avalie a sua reação. Se o gato não gostar por completo do secador, é melhor deixá-lo secar-se sozinho. Neste caso, pode optar por lhe dar banho na hora de calor e colocá-lo numa zona mais quente ou até mesmo ao sol. Rapidamente secará.

No final do banho, o gato deve ser escovado com uma escova apropriada

Adicionalmente, não deve ter acesso ao exterior nem apanhar correntes de ar, para evitar que fique doente.

No caso de gatinhos, o banho seco substitui o banho tradicional

Neste caso, não é aconselhável usar água e champô. Por isso mesmo, existem no mercado diversos produtos para banho seco que visam auxiliar a higiene e limpeza.

Em animais jovens ou adultos, tenha presente a ideia de que o banho seco não deve ser encarado como uma substituição, mas apenas como um complemento à higiene em caso de necessidade.