Caturra

Caturra - PETS | Jumbo&Eu

Dócil, ativa e alegre, a Caturra revela-se bastante afetuosa com o seu dono.

A Caturra é um animal dócil, alegre e pouco barulhento.
É uma das aves mais rápidas da Austrália, tendo um voo direto e ágil. Um dos traços mais distintos da Caturra é a crista. A Caturra pode subir ou baixar a crista quando deseja. Esta é geralmente indicadora da disposição da ave.

  • Família: Cacatuidae
  • Origem: Austrália
  • Altura média: 30-34 cm
  • Expectativa de Vida: 15-20 anos

Temperamento

Pacífica, é ideal para aviários comunitários e partilha o espaço com outras aves mais pequenas e frágeis sem causar problemas. Mesmo alojada sozinha revela-se bastante afetuosa com o dono. É conveniente arranjar um exemplar jovem e criado à mão se pretender que a Caturra interaja com humanos. As Caturras podem-se mostrar algo nervosas em relação ao dono enquanto jovens mas acalmam rapidamente, tornando-se dóceis.

Cuidados a ter

Entre as sementes base da alimentação da Caturra estão o milho painço, aveia descascada, sementes de girassol e de cânhamo, existindo ainda rações comerciais preparadas para Caturras. Para complementar, a Caturra aprecia também vegetais e fruta. A maçã é uma boa guloseima e o osso de calcário deve estar sempre disponível.

Alojamento

A Caturra é uma ave ativa que necessita de algum espaço para se movimentar. As medidas mínimas para uma gaiola são 60×60 cm. Com este tipo de alojamento, a Caturra deve ser retirada da gaiola frequentemente para interagir e exercitar-se. Um aviário para um casal de Caturras deverá ter 180x90x180 cm. Nestes casos entende-se que o tempo fora do aviário será nulo ou mínimo. Brinquedos, troncos ou locais de poiso são obrigatórios. Baloiços e banheira são sempre bem-vindos.

Características inatas

Brincalhonas e ativas, as caturras adoram trepar, roer e interagir com o dono. São capazes de imitar a vozes humanas ou outros sons, apesar de terem um vocabulário mais limitado do que os papagaios.

Saúde

O mais preocupante problema de saúde encontrado nas Caturra é o stress, provocado pela solidão ou mudanças súbitas. As Caturras em stress arrancam as penas.