Solitários, os Camaleões do Iémen vivem a maior parte da vida sozinhos.
O Camaleão do Iémen, apesar de ser mais agressivo, é considerado a melhor espécie para criadores principiantes de camaleões
(mas não de répteis em geral). Pode ser encontrado nas savanas tropicais, florestas litorais, vales ou até mesmo em regiões montanhosas.
- Família: Chamaeleonidae
- Origem: Iémen e Arábia Saudita
- Altura média: 35-60 cm
- Expectativa de Vida: 5-10 anos
Temperamento
Nos primeiros tempos em cativeiro, o Camaleão mostra-se bastante nervoso embora nunca o suficiente para morder. De temperamento pouco ativo, este animal tem o seu período de maior atividade durante a manhã e ao final do entardecer. Ao invés de sair caçando, prefere ficar horas imóvel, esperando que uma presa passe por ele. É nesse momento que ele desenrola a sua língua gigantesca e captura a presa.
Cuidados a ter
No que toca a alimentação, os camaleões são insectívoros (alimento vivo). Em cativeiro eles alimentam-se de grilos, gafanhotos, tenébrio e zophobas. Quando adultos, e em especial as fêmeas em altura de postura, o nível de cálcio tem tendência a descer. Por este motivo, convém colocar à sua disposição pinkies (ratos recém-nascidos). Os camaleões não bebem em recipientes. Bebem apenas a água que escorre pelas plantas. Por isso, para manter o seu camaleão hidratado, borrife as plantas duas a três vezes por dia com água. Desta forma, ele pode ver a água a escorrer pelas folhas e irá bebê-la.
Alojamento
O terrário deverá ser o mais arejado possível, feito em rede ou, pelo menos, com três lados em rede. Não deverá conter nada no fundo ou, então, colocar toalhetes de cozinha devido à língua pegajosa do animal. Terrários de vidro são desaconselháveis, porque não têm arejamento suficiente e acabam por criar fungos, levando a doenças respiratórias e morte. Decorar com ramos e algumas plantas verdes, que permitam ao animal trepar e esconder-se, é o ideal.
A temperatura ambiente diurna dever estar entre os 21°C e os 27°C e a noturna entre os 16°C e os 26°C. As dimensões mínimas para um terrário de um macho devem ser 50x80x120 cm (comprimento, largura e altura). Para uma fêmea, o terrário deve ter, no mínimo 40x60x100 cm (comprimento, largura e altura). Regularmente deve permitir a exposição direta à luz solar ou a lâmpadas de raios ultravioletas (especiais para répteis) para facilitar a sintetização da vitamina D3 e a absorção de cálcio. A humidade média deve ser mantida entre os 50% e os 60% juntamente com uma boa ventilação de ar.
Características inatas
Extremamente solitários, os camaleões vivem a maior parte de suas vidas sozinhos. Este comportamento só muda durante a época do acasalamento. Mostram-se ainda bastante agressivos com outros membros da mesma espécie.
Saúde
Os camaleões não deveriam ser muito lidados com as mãos. São, acima de tudo, animais para serem vistos e não tocados. O excesso de toque nos camaleões faz com que estejam em stress contínuo.