Dar banho é importante para a saúde da pele e do pelo do cão, além de o manter limpo e asseado e livre de parasitas. Os cães gostam de ir à rua, e muitas vezes têm a possibilidade de andar na terra, o que é ótimo para eles. Mas, na hora de chegar a casa, essa sujidade não faz falta, e é aí que entra a limpeza e o banho.
Numa altura em que não é possível ir ao veterinário fazer um banho mais cuidado, é importante continuar a assegurar a limpeza do cão. Mais ainda em tempos de Covid-19. Por isso, deixamos algumas dicas e conselhos para dar banho ao cão, em casa.
Dar banho ao cão em casa
Antes de dar banho, toca a escovar
O pelo enrolado, ou com nós, mantém a água, o que pode levar a pele a sofrer irritações, por não secar bem. Se o pelo tiver nós, siga os seguintes passos:
- massaje com as mãos, para ajudar a libertar alguns pelos
- isole o nó, afastando o pelo à volta com um pente
- coloque uma mão na base do nó e, com um pente, vá desfazendo o nó
- se o nó estiver muito entrelaçado, considere usar um amaciador para ajudar a desembaraçar
Não se esqueça de ir mimando o seu cão no processo, com festas e palavras de aconchego.
Corte as unhas
Aproveite para dar o tratamento completo. Faça-o antes do banho, para que o cão não o arranhe, se se agitar durante o banho. Tenha atenção que as unhas não são como as nossas, corte só a ponta.
Tenha tudo pronto
Deste modo, o banho é mais rápido, mas também mais tranquilo, para si e para o cão.
Vai precisar de:
- toalhas
- champô para cão
- guloseimas
Use água tépida
Para a temperatura, tenha como referência a adequada para o banho de um bebé. Ou menos ainda, em cães de maior dimensão, que facilmente sobreaquecem.
Fale com ele numa voz calma
A maioria dos cães não gosta de tomar banho! Por isso, deixe-o mais à vontade conversando com ele e oferecendo conforto.
Use champô para cães
Os champôs para humanos não são adequados a cães – nem sequer os de bebé. Faça uma bolinha de espuma nas mãos e aplique em todo o corpo do cão, com cuidado para não entrar para os olhos.
Limpe o focinho
Para o focinho, use uma toalha só com água e lave-o bem, sem mexer nas orelhas.
Enxague muito bem
O champô não pode ficar no pelo do animal, pois pode causar irritações ou até infeções. Passe por água abundante e assegure com a mão que já não há champô, antes de terminar.
Deixe secar ao ar
Os secadores de cabelo podem queimar a pele dos cães. Assim, seque somente com uma toalha, deixando o restante secar ao ar. Se tiver um secador adequado a cães, pode usar na temperatura mais baixa. Preferencialmente escolha um dia de calor para o banho, evitando fazê-lo à noite.
Escove novamente
Se o cão tem pelo comprido, escove antes que seque totalmente. Desta forma, estará a evitar pelo embaraçado no processo de secagem.
No final, recompense
Ofereça palavras de incentivo, muito mimo, guloseimas e até brincadeira. A toalha pode servir de brinquedo para o jogo do puxa. Assim, o cão vai associar o banho a memórias positivas.