A que se deve o arrastar de rabo pelo chão?

Auchan CV ID 376 53285923 4 | Auchan&Eu

O arrastar de rabo pelo chão é um comportamento que pode ter origem em vários fatores. Geralmente, os donos pensam que tens esse hábito para aliviar alguma simples comichão. Todavia, pode ser porque as glândulas anais estejam a causar algum incómodo, devido ao inchaço nos sacos anais, que precisam de ter as secreções esvaziadas.

Para que eles possam ter uma ideia melhor, podes dizer aos teus donos que as glândulas estão situadas abaixo do rabo e laterais ao ânus, mas que em condições normais não são visíveis. Assim, normalmente, essas secreções são aliviadas quando defecas. Porém, dependendo da situação, este processo é prejudicado por algum tipo de inflamação no local ou mesmo devido ao mau funcionamento do intestino. Desta forma, de vez em quando, é preciso ter alguma ajuda na drenagem das glândulas.

Persistência de comportamento

Contudo, se persistires com este tipo de comportamento, podes desenvolver lesões na pele da região afetada e acabar por desencadear algum tipo de infeção. Além disso, vai acarretar uma inflamação nos sacos anais.
Por isso, se os teus donos notarem que não estás a perder o hábito de esfregar o rabo no chão, eles devem levar-te ao médico veterinário o quanto antes. Este vai saber avaliar a situação e dizer aos teus donos se existe, ou não, algum tipo de inflamação das glândulas e aliviar o inchaço que fica presente na região por meio da secreção.

Existem outros tipos de sinais que podem indicar que as glândulas estão inchadas

Por exemplo, morder, lamber o ânus e brincar em demasia em caçar o próprio rabo.

Outro motivo possível para o comportamento de arrastar o rabo no chão é a infestação com parasitas intestinais. Assim, se os teus donos notarem algum destes comportamentos, justifica-se uma visita ao médico veterinário para avaliar a região perianal e respetivas glândulas, assim como proceder à desparasitação interna.