Como prevenir a agressividade associada à alimentação?

Mesmo sem a menor intenção, muitos donos acabam por nos ensinar a ter uma agressividade associada à alimentação, uma atitude possessiva, e chegamos até a morder, quando alguém se aproxima da nossa taça da comida.

Todas estas atitudes podem fazer com que nos habituemos a comer sem que ninguém esteja por perto

Alguns donos, sempre que nos alimentam, simplesmente oferecem a comida e desaparecem. Às vezes, somos alimentados num local isolado da casa, na garagem ou no quintal, pois os donos não querem que sejamos perturbados enquanto comemos. Também é costume avisarem-se as crianças para nos deixarem em paz enquanto estamos a comer.

No futuro, iremos agir de forma agressiva, quando alguém se aproximar da nossa comida.

Na hora das refeições, podem seguir-se alguns procedimentos para prevenir que venhamos a ter problemas em relação à possessividade com a comida.

Comida no chão e oferta de um biscoito

Ao colocar a taça de comida no chão, o dono pode chamar-nos e, assim que começarmos a comer, pegar num biscoito que nos desperte interesse e segurá-lo à frente do nosso focinho, para que possamos cheirá-los, enquanto estivermos a comer a ração normal. De seguida, deve deixar-nos comer o biscoito. Este procedimento deve ser repetido três vezes em cada uma das refeições.

No dia seguinte

O dono deve manter o petisco escondido na palma da mão. De seguida, deve colocar a mão dentro da taça da comida, com a palma virada para cima, e quando começarmos a farejá-la deve abri-la e deixar-nos comer o biscoito. Isto deve ser feito duas a três vezes em cada refeição.

No outro dia

O procedimento deve ser repetido, só que agora a palma da mão não estará virada para cima. A mão deve ser colocada na taça e mexer na comida antes de nos entregar o biscoito. Isto deve ser feito duas vezes por refeição.

Fazendo isto todos os dias

Sobretudo enquanto formos cachorrinhos, os donos vão perceber que começamos a interromper a refeição e a abanar a cauda quando se aproximam, curiosos para ver o que trazem na mão. Uma vez que a sua presença já é muito bem-vinda, enquanto estivermos a comer, podem fazer-nos mimos e esfregar-nos as costas, o pescoço, a cabeça e as patas. Assim, não iremos reagir negativamente se alguém nos tocar enquanto estivermos a comer ao nos tornarmos adultos.

Quando já estivermos habituados aos donos a mexerem na comida

Os outros membros da casa podem também oferecer-nos biscoitos enquanto estivermos a comer, principalmente as crianças.
Os biscoitos devem ser os mesmos usados quando estivermos a ser ensinados a fazer as necessidades na rua, para podermos sempre associar a recompensa positiva.