Como adaptar o ambiente para as visitas de Natal?

Como adaptar o ambiente para as visitas de Natal?

Os gatos gostam de rotinas e quanto mais tudo se mantiver na mesma, melhor! Por isso, quando chega o Natal, é fácil de perceber que poderá ser uma época stressante para eles. Embora existam gatos que gostam de conhecer estranhos, isso é muito raro. De facto, o mais normal é os gatos fugirem a esconder-se de visitas inesperadas!

Por isso, é importante saber adaptar o ambiente, para que o impacto das visitas seja o menor possível. Afinal, os gatos também têm direito ao seu Natal… sem ansiedade!

Como adaptar o ambiente para as visitas de Natal?

Tenha um espaço seguro para o gato

Se o gato quiser conviver com as visitas, perfeito. Mas se não quiser, ou sempre que se queira afastar, mantenha um espaço seguro para ele, com tudo o que ele precisa:

  • cama
  • manta
  • brinquedos preferidos
  • comida
  • caixa de areia

Eduque as visitas

Nem sempre as visitas estão habituadas a estar com gatos, e podem ter atitudes intimidatórias. Mesmo com a melhor as intenções!

Assim, diga às visitas para deixarem o gato estar sossegado – ele irá ter com elas se e quando estiver preparado.
Esteja principalmente atento às crianças que, pelos seus níveis de energia, podem causar muita ansiedade nos gatos.

Mantenha espaços altos

Há gatos que gostam de estar no mesmo espaço dos donos e visitas, mas controlando a forma como estão. Uma boa opção é ter espaços altos acessíveis e preparados para eles. Para que possam observar e participar, de um local seguro.

Use um difusor de feromonas

As feromonas de afeto e tranquilidade podem ajudar a acalmar os gatos. Estas são do mesmo tipo que as mães libertam quando amamentam, para fazer sentir as crias felizes.
Assim, podem ajudar a acalmar os gatos em casa, transmitindo-lhes uma sensação de calma.

Com estes cuidados, resta deixar o seu gato escolher se quer interagir mais ou menos com as suas visitas. Ou se prefere ficar sossegado, no canto dele. Tudo voltará ao normal depois das visitas irem embora.

Conselhos da equipa do Centro Veterinário MyVet