Os gatos, como são carnívoros, precisam muitas vezes de purgar o que ingerem porque não conseguem digerir o pelo, resultante das suas sessões de higiene. Ou seja, os gatos quando se lambem, ingerem pelo e formam-se bolas no estômago que podem causar obstruções no sistema gastrointestinal.
Para ajudar a digestão os gatos procuram ingerir erva para provocar o vómito. Os gatos que têm acesso à rua fazem-no naturalmente, mas os gatos caseiros precisam de uma ajuda!
Aqui estão algumas ervas seguras que pode plantar para os gatos:
- Catnip (Nepeta cataria): também conhecida por erva-gateira, está disponível em lojas de produtos para animais em sementes ou mudas para cultivar em casa.
- Erva-gateira (Artemisia cataria): uma erva semelhante à anterior que também pode encontrar no formato de sementes ou mudas em lojas de jardinagem.
- Hortelã: a hortelã é segura para os gatos e muitos deles gostam do seu aroma refrescante. Pode encontrar hortelã-pimenta ou hortelã-verde em vaso na sua loja Auchan.
- Valeriana officinalis: utilizada pelos humanos como tranquilizante e sedativo natural, para reduzir a ansiedade e para o tratamento de insónias também pode ser uma alternativa para purgar nos gatos.
- Erva-cidreira: é uma erva segura para os gatos e possui um aroma agradável. Muito fácil de plantar e ainda pode aproveitar para fazer uma infusão com as suas folhas secas.
Lembre-se de verificar se as plantas são seguras para os gatos e de fornecer apenas pequenas quantidades para evitar qualquer problema de saúde.
Consulte previamente o veterinário antes de expor o gato ao contacto com estas plantas.