Como dar comprimidos ao meu pet?

AE pet comprimidos web | Auchan&Eu

Para poder dar medicamentos em comprimido ao seu pet existem alguns truques que podem ajudar.

Cachorros

Se tiver um cachorro o ideal é importante habituá-lo desde cedo a deixar que lhe mexa na boca, não só por causa dos medicamentos mas sobretudo para poder retirar objetos nocivos que ele possa abocanhar. Se for feito com calma o cão vai aceitar.

Cães

Se o cão estiver habituado, o mais fácil é colocar o comprimido no fundo da língua, fechar o focinho com a mão e fazer festas no pescoço para ele ter o reflexo de engolir. Pode fazer o mesmo com o cachorro. Também pode envolver o comprimido num petisco, ou colocar na ração húmida e esperar que ele engula tudo de uma vez. Depois de dar o comprimido proponha água para ser mais fácil a ingestão.

No entanto, se ele resiste em abrir a boca existem outras formas que podem ajudar: com a mão por baixo do focinho, pressione a bochecha dos dois lados na área logo a seguir aos caninos. Ele vai abrir a boca. Utilize o polegar e o indicador sempre por baixo da mandíbula inferior para pressionar e abrir mais a boca. Nessa altura peça ajuda a outra pessoa para que coloque o comprimido na língua. Depois repita o processo anterior.

Claro que nesta opção estamos a forçar a abertura da boca e funciona se o patudo for dócil. Se for agressivo não faça esta abordagem. Se o cão cerrar as mandíbulas, (sobretudo se for um cão de médio ou grande porte) não vai ter força suficiente para lhe abrir a boca e não vale a pena forçar.

Existem alternativamente comprimidos palatáveis para serem ingeridos pelo pet como se fossem petiscos. Contêm aromatizantes atraentes, com indicações para diferentes tipos de doenças. Peça ajuda ao seu veterinário.

Gatos

Com os gatos tudo se torna mais difícil porque eles tradicionalmente são mais desconfiados e mesmo os gatos dóceis vão tentar defender-se e fugir. Uma das formas é tentar prender o gato com uma toalha grossa de turco envolvendo o corpo todo com a cabeça de fora, mas sem magoar. Depois enquanto uma pessoa segura no gato, a outra repete o mesmo processo aplicado aos cães: abrir a boca, colocar o comprimido no fundo da língua, fechar a boca com a mão e manter a pressão até que o gato engula. Ajuda levantar um pouco a cabeça do gato e fazer as tais festas no pescoço. Ele acaba por engolir. Também existem uma seringas de lançam comprimidos e que facilitam a colocação do medicamento no fundo da boca. Para uma pessoa sozinha é a melhor solução.