Mente sã para um corpo são

ae beleza web | Auchan&Eu

O segredo para sermos mais confiantes em relação à nossa beleza exterior pode não estar tanto na maquilhagem e na roupa que usamos, mas sim na saúde mental.

Corpo, uma palavra com imensos significados. Tanto pode ser a nossa primeira e última casa, como pode ser uma grande fonte de insegurança e de mal-estar. Mas seja qual for a relação que se tem com ele, uma coisa é certa: para nos sentirmos bem na pele que habita- mos, temos de fazer as pazes com as nossas emoções.

Uma mente saudável cria espaço a um corpo saudável e vice-versa”, afirma Sara Almeida, psicóloga clínica na Escola do Sentir. Assim, “se existir equilíbrio interno, há uma maior tendência a cuidarmos do nosso corpo e a ter uma perceção mais positiva sobre ele”, explica.

Porém, na prática, a nossa atitude perante o nosso próprio corpo pode ser tudo menos positiva.

As perturbações alimentares são o resultado mais grave da influência que a mente tem sob a saúde física. “Se estivermos emocionalmente frágeis e instáveis, podemos olhar-nos ao espelho e ver apenas defeitos”, refere a psicóloga clínica, “o que é uma perceção errónea de nós próprios e que tem impacto direto no nosso bem-estar”. Assim, “uma atitude positiva em relação à aparência física só pode existir com uma atitude positiva em relação a nós próprios por inteiro”, refere Cátia Lopo, também psicóloga clínica na Escola do Sentir.

Como manter os pratos da balança equilibrados?

Podemos identificar e compreender claramente o que nos deixa inseguros e definirmos “metas e objetivos” para o mudar, diz Cátia Lopo. Já as características que não conseguimos alterar “precisam de ser aceites e integradas dentro de nós”, explica Sara Almeida. Neste caminho de autoaceitação, é fundamental “evitar comparações com os outros” e, acima de tudo, “conhecermo-nos a nós próprios” e aceitarmo-nos mesmo quando falhamos, sem desmerecermos as nossas virtudes, diz Sara Almeida. “Só quando atribuímos clareza a tudo o que somos é que podemos gostar de nós por inteiro, conhecendo e sabendo lidar quer com os nossos lados ‘bonitos’, quer com os nossos lados menos ‘bonitos’”, conclui Cátia Lopo.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista A minha Saúde e Bem Estar da Auchan, Edição nº94, 2023