Bye-bye pés de inverno

AE beleza calosidades | Auchan&Eu

Os calos são uma das doenças podológicas mais comuns e, apesar de não serem graves, podem causar muito desconforto ou dor. Por isso, despeça-se deles, de uma vez por todas.

Nem todos conhecemos os termos mais científicos dos calos, mas, provavelmente, eles já nos incomodaram ou irão incomodar, pelo menos, uma vez na vida. Afinal, todos estamos suscetíveis a que tal nos aconteça.
Os calos são nada mais nada menos que zonas pequenas de pele morta acumulada. Se os tiver, vai entender, uma vez que a área que está ao redor do calo, por norma, está irritada ou inflamada. A pele desta zona fica amarelada ou escamosa. Apesar de se encontrarem mais frequentemente nos dedos dos pés, também podem aparecer na planta do pé ou no calcanhar.
Agora que já sabe o que são, deve estar a perguntar-se porque os tem. A resposta é muito simples. É uma ação protetora do corpo a fatores externos, como, por exemplo, calçado inapropriado ou exercício não habitual. Quem utiliza sapatos muito apertados, ou pelo contrário muito largos, muito altos ou com costuras mal colocadas está mais sujeito a que isto aconteça. Andar sem meias ou descalço também não ajuda. Ações repetitivas, como o exercício físico ou caminhada, assim como estar muito tempo em pé no trabalho, também podem causar calos. Estes não são perigosos, mas podem causar algum incómodo ou até mesmo dor, e não há necessidade, uma vez que podem ser facilmente tratados. Lime ou raspe o calo para reduzir a pressão ou utilize pensos especiais para esse efeito. Qualquer uma destas opções vai diminuir a pressão até que o calo desapareça por completo. Assim que o calo for embora, cuide bem dos seus pés para que ele não regresse.

Os calos não são perigosos, mas podem causar incómodo ou dor, e não há necessidade, uma vez que podem ser facilmente tratados.

Pés ásperos? Nem pensar!
Durante a rotina de cuidados de pele, os pés são a zona mais esquecida e não pode ser.

Há vários motivos que fazem com que os pés fiquem ásperos e com rachas no calcanhar, nomeadamente o esqueci-mento desta zona na rotina diária de cuidados da pele. Mas não é o único motivo: uma alimentação incorreta e falta de hidratação, tomar banhos muito quentes e demorados ou andar descalço, com sandálias ou sapatos desajustados ao seu tamanho são outros dos fatores.
Tome nota do que pode fazer para ter uns pés macios durante todo o ano. Faça sempre a higiene correta desta zona e, sempre que os lavar, seque muito bem, até para evitar o apareci- mento de fungos. Após o banho, esfolie o calcanhar e hidrate os pés com um creme próprio para peles secas. A juntar a isso, beba muita água, pois é fundamental para manter o corpo hidratado, inclusive os pés. Evite tomar banhos muito longos e quentes e use sapatos confortáveis, preferencialmente, que protejam o calcanhar.