Vitamina C e Retinol, dois melhores amigos anti-idade

AE Moda retinol Web | Auchan&Eu

Os cosméticos com Vitamina C e com Retinol (um composto da Vitamina A) são a dupla preferida na rotina de beleza para o combate ao envelhecimento da pele. A Vitamina C para ser aplicada de manhã e o Retinol à noite, no rosto, pescoço e decote, na pele limpa e seca.

Principais vantagens da vitamina C na pele:

  • antioxidante e fotoprotetor, neutralizando os radicais livres gerados pela poluição e pela exposição à radiação solar, sendo por isso um excelente fotoprotetor. Há estudos que comprovam que a aplicação de Vitamina C antes da exposição solar reduz o dano da radiação na pele e o consequente fotoenvelhecimento
  • anti envelhecimento, ao estimular a produção de colagénio, permitindo a renovação e a manutenção da firmeza da pele e atenuando as rugas
  • anti manchas e anti inflamações, pois reduz vários tipos de pigmentação (como o melasma, por exemplo), ao ter a capacidade de inibir a produção de melanina, assim como atenua inflamações, que estão na origem do aparecimento de borbulhas.

Há já bastante oferta de tónicos, séruns e hidratantes com vitamina C como principal activo. Tenha em consideração que deve escolher concentrações entre 10% a 20%, conforme se tiver uma pele mais ou menos sensível.

Dica: se os recipientes dos cosméticos de Vitamina C forem transparentes, armazene-os em zonas com pouca luz (dentro de uma caixa, uma gaveta, etc.) para a estabilidade da vitamina C se manter durante mais tempo. E nunca os deixe em contacto com o ar!

E o Retinol? Algumas precauções a ter em conta

O Retinol é um derivado da vitamina A com uma ação rejuvenescedora muito conhecida pelo combate às rugas, à flacidez, às manchas na pele, ao acne, aos poros dilatados, à oleosidade e até às olheiras! O Retinol promove a produção do famoso ácido hialurónico da pele (importante para a firmeza e hidratação da pele).

Tenha em atenção que dentro da categoria dos retinóides, existem os cremes com Retinol e os produtos com Ácido retinóico que por terem alta concentração de Vitamina A não são recomendados para peles reactivas, com rosácea ou eczema.

Mesmo os cremes com Retinol devem ser iniciados na rotina de beleza com concentração mais baixa e, conforme a recomendação do Dermatologista, podem ter que ser aplicados apenas em dias alternados ou só mesmo com uma pequena quantidade à noite.

[instagram-feed]