Escolha um protetor solar mais saudável para si e para os oceanos

AE moda protetorSolar web 1024x476 1 | Auchan&Eu

Estamos todos em sintonia no que respeita a protegermos com mais consciência a nossa pele, mas também temos que usar a mesma consciência para proteger o oceano. Os protetores solares infelizmente são um dos principais poluidores marinhos (cerca de 14 mil toneladas de protetor solar vão parar aos oceanos). Sabia que os ingredientes químicos incorporados na composição de muitos dos produtos solares têm componentes prejudiciais na vitalidade dos oceanos? Contaminam a água e agridem os biossistemas marinhos e os corais.

Não é demais lembrar ou informar que os oceanos são fonte de 70% do oxigénio que respiramos! E os corais são ecossistemas de biodiversidade, com um papel fundamental contra a erosão dos solos e dos danos causados por tsunamis. Os recifes de corais são essenciais para a proteção costeira, alimentação e rendimento, e estima-se que 30% já tenham sido perdidos nos últimos 30 anos.

Como atuar?

Até existir regulamentação que proíba a comercialização de protetores solares com componentes químicos nocivos, cabe a si, enquanto consumidor, escolher um protetor solar biodegradável na pele! Assim, quer dê um mergulho no mar, quer tome um duche em casa, não há perigo de libertar substâncias químicas no sistema de tratamento de águas e nos oceanos.

O componente químico mais frequente que deve evitar é a oxibenzona, que atua como bloqueadora dos raios ultravioleta, e que tem vindo a ser estudado como sendo também bastante prejudicial para a saúde, para além da sua toxicidade no meio ambiente.

Descubra a nossa seleção de protetores solares seguros que já têm uma seleção rigorosa de ingredientes que se tornam mais biodegradáveis, mais difíceis de assimilar por organismos marinhos, minimizando o impacto no meio marinho.