A pele e o seu escudo protetor

AE beleza pele web | Auchan&Eu

A pele é o maior órgão do corpo e a primeira e melhor defesa contra influências externas. Quando estão saudáveis, as camadas da pele são as nossas melhores amigas e trabalham sempre para nos proteger.

A pele tem muitas funções essenciais para o nosso bem-estar, mas a sua missão mais importante é ser a primeira linha de defesa do nosso corpo. Ela protege-nos e ajuda-nos a manter saudáveis, porque retém a hidratação e impede a perda de hidratação, regula a temperatura corporal, sente pressão e dor, absorvendo choques e alertando-nos para o perigo, e protege todo o corpo de influências externas.

A pele tem três camadas principais: epiderme, derme e subcutânea. Cada uma contribui para as capacidades de proteção da pele.

E como é que a pele tem todos estes super poderes?

Porque tem três escudos protetores, ou camadas, principais: epiderme, derme e subcutânea. A camada mais externa da pele (epiderme) forma uma barreira protetora contra influências ambientais. Já a camada externa da epiderme (o estrato córneo) é composta por células incorporadas em lípidos epidérmicos, responsáveis pela hidratação e a criação da permeabilidade da barreira da pele, ajudando a evitar que bactérias e vírus penetrem na sua superfície, e é coberta pelo filme hidrolipídico, que atua como mais uma barreira contra as toxinas, neutralizando agressores, inibindo o crescimento de bactérias e restaurando e mantendo o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele prosperar1.

Se um agente infecioso passa esta primeira linha de defesa, o sistema imunológico da pele reage para a regenerar e reparar. As camadas inferiores da epiderme também são responsáveis pela produção de vitamina D, que nos protege de raquitismo. As outras duas camadas de pele também contribuem para a barreira protetora da pele.

A pele protege-nos e nós a ela.

Um estilo de vida saudável e uma rotina de cuidados regulares vão ajudar a proteger a sua pele e a reforçar as suas propriedades de barreira natural. Escolha sempre produtos apropriados e formulados especificamente para o seu tipo de pele e condição e que respeitem o valor de pH ideal (entre 4,5 e 5)1.

Algumas partes do corpo, como as mãos e o rosto, estão mais expostas a fatores externos do que outras partes, por isso o cuidado da pele nestas zonas deve ser diferente, reflita sobre as diferentes necessidades da pele em diferentes partes do corpo. Tenha cuidado com o sol e use sempre protetor solar. Os UV nocivos danificam a pele, enfraquecem a sua função de barreira e são uma das principais causas do envelhecimento prematuro.

Lavar a pele com bastante frequência com água muito quente pode secar a pele e danificar a sua função de barreira, assim como uma dieta desequilibrada, pouco ou nenhum exercício, stress, falta de sono, tabagismo, desidratação e certos medicamentos2.

Para que a sua pele cuide de si, cuide dela também.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº84, 2022

Referências bibliográficas:
  1. WebMD. What to Know About Your Skin Barrier and How to Protect It. Disponível em https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/skin-barrier- -what-to-know. Consultado a 20 de abril de 2022.
  2. Lambers H, Piessens S, Bloem A, Pronk H, Finkel P. Natural skin surface pH is on average below 5, which is beneficial for its resident flora. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18489300/. Acedido a 20 de abril de 2022.
  3. Healthline. What to Know About Your Skin Barrier and How to Protect It. Disponível em https://www.healthline.com/health/skin-barrier#_noHeaderPrefixedContent. Acedido a 20 de abril de 2022.
[instagram-feed]