Gel de banho ou pain: qual a melhor opção no duche?

AE moda gel banho web | Auchan&Eu

Ter uma pele cuidada não é uma missão impossível reservada apenas para as estrelas de cinema. Gestos tão simples quanto mudar a água de quente para morna no duche, de forma a tornar a pele menos seca, ou perceber se para a sua pele é preferível usar um gel de banho ou um pain de limpeza nutritivo pode fazer toda a diferença.

A pele é a nossa primeira barreira de defesa contra as agressões externas, como a sujidade ou a poluição, por isso a escolha de um gel de banho ou de um sabonete adequado para a sua higiene corporal é muito importante para a sua saúde e bem-estar.

O primeiro passo é reconhecer o seu tipo de pele para que possa escolher melhor. A pele está dividida em cinco categorias[1] e certamente que a sua se encaixa perfeitamente numa delas. Embora a pele possa sofrer alterações devido ao clima, à saúde e ao envelhecimento, o tipo de pele tem origem genética e, por isso, mantém-se ao longo de toda a vida.

Se tem poucas borbulhas, poros pequenos e se a sua pele não se irrita nem fica avermelhada, é provável que tenha pele normal. Esta pele é normalmente equilibrada, não é demasiado seca nem muito oleosa, e não apresenta manchas. Por outro lado, se tem poros dilatados, sensação gordurosa ao longo do dia e imperfeições, tem uma pele oleosa. Se é certo que este tipo pode ser um pouco mais difícil de cuidar, também o é que demora mais tempo a manifestar os sinais de envelhecimento, por isso uma coisa compensa a outra.

Sente a sua pele tensa, áspera ou escamosa?

Então tem um tipo de pele seca. Esta pele retém menos humidade que a pele normal e as glândulas sebáceas segregam menos gordura, o que provoca descamação e o aparecimento de linhas de expressão. O caso da pele mista é que não é um tipo de pele por si só, pois pode ser seca ou oleoso conforme a zona. Por fim, mas não menos importante, poderá também ter uma pele sensível, caracterizada por ficar vermelha, irritada ou apresentar irregularidades.

Independentemente do tipo, todos queremos ter uma pele impecável e brilhante, por isso é necessário cuidar bem dela e escolher corretamente os produtos que utilizamos – aposte em produtos para banho adequados às suas necessidades.

O gel de banho é bom para a sua rotina?

Há géis de banho para todos os gostos, com muitas texturas e fragrâncias, e podem ser usados para criar uma experiência de limpeza realmente gratificante. Géis ricos em extratos naturais deixam a pele suave, macia e extremamente limpa, enquanto os que são ricos em óleos de lavanda, cardamomo e aloé vera, por exemplo, ajudam a sentir-se mais calmo e relaxado.

Mas o aroma não é o único fator que deve ter em consideração.

Se a lavagem diária é importante para eliminar a sujidade e os resíduos orgânicos que se acumulam, como o suor ou a oleosidade excessiva, também é um facto que alguns produtos de higiene são demasiado agressivos, ao ponto de removerem a camada hidrolipídica protetora da pele, contribuindo para a sua secura e maior sensibilidade.

Um dos mecanismos que contribui para a tarefa de proteção da pele é o seu pH, valor que indica o grau de acidez de um produto. O pH da pele varia entre 4,5 e 5,8 na maior parte do corpo e rosto[2]. Uma das formas de contribuir para reforçar a tão necessária barreira protetora passa por escolher produtos de higiene adequados e com um pH correspondente ao da pele. Tenha isso em atenção quando escolher o seu gel de banho.

Uso de pain para uma limpeza mais suave

Os sabonetes corporais “normais” são uma excelente forma de manter a pele hidratada, macia e limpa, mas nem sempre são adequados para todos os tipos de peles, pois têm um pH mais elevado. É aqui que os pains (também conhecidos como “sabão sem sabão”) se tornam uma excelente opção, pois são livres de produtos químicos, como sulfatos, silicones, parabenos, hidróxido de sódio, e respeitam totalmente a pele.

A sua fórmula não alcalina, sem sabão, por norma é enriquecida com calêndula e resinas tropicais (incenso, mirra e benjoim), purifica a pele, evitando os efeitos desidratantes de um sabonete clássico, limpa e fecha os poros[3].

Os pains são sabonetes sólidos, o que significa que são opções mais económicas e duradouras que os géis de banho. O seu uso reduz consideravelmente o desperdício e resíduos produzidos pelas embalagens que, por norma, contêm os géis. Ou seja, além de respeitarem a pele ainda respeitam o ambiente.

Agora que já sabe como cuidar da pele, invista tempo nesta sua barreira de defesa e dê-lhe a atenção que ela merece. É necessário cuidar bem da pele e escolher corretamente os produtos que utilizamos – aposte em produtos para banho adequados às suas necessidades.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº83, 2022

Referências bibliográficas:
  • Neutrogena. Como identificar os tipos de pele: o porquê de ser tão importante? Disponível em https://www.neutrogena.pt/dicas-cuidados-pele-saudavel/todos-tipos-pele/identificar-tipo-pele. Acedido a 16.03.2022.
  • Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Cuidados com a pele. Disponível em https://www.spdv.pt/_cuidados_com_a_pele. Acedido a 16.03.2022.
  • Sisley Paris. Pain. Disponível em https://www.sisley-paris.com/pt-PT/pain-de-toilette-facial-152000.html. Acedido a 16.03.2022.
  • Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia. Cuidados com a pele. Disponível em https://www.spdv.pt/_cuidados_com_a_pele. Acedido a 16.03.2022.
  • Sisley Paris. Pain. Disponível em https://www.sisley-paris.com/pt-PT/pain-de-toilette-facial-152000.html. Acedido a 16.03.2022.
[instagram-feed]