Esponjas de banho, afinal ainda são úteis?

AE moda esponjas web | Auchan&Eu

As esponjas de banho são verdadeiras companheiras de banho, essenciais para a boa limpeza: ajudam a espalhar o sabonete, ou gel de banho e, dependendo do seu material, podem servir ainda para esfoliar, ajudando a remover células mortas da pele.

Se usadas com movimentos de massagem, ajudam inclusive a estimular a circulação sanguínea. A esponja pode transformar o banho num autêntico Spa de beleza.

Esponjas sintéticas vs esponjas naturais

As esponjas naturais e vegetais são feitas com elementos da natureza (como celulose ou algas marinhas). São esponjas que, considerando o seu nível de aspereza, são mais eficazes a limpar e simultaneamente esfoliar, melhorando a circulação sanguínea.

Algumas das esponjas vegetais têm a vantagem de serem biodegradáveis, pelo que no caso de mudar de esponja com mais frequência, por exemplo, a cada 3 meses, sugerimos que escolha uma opção mais sustentável como esta.

As esponjas sintéticas contemplam as esponjas mais comuns, as mais delicadas habitualmente usadas no banho das crianças, ou as as célebres de nylon com uma alça embutida, que ficam a secar penduradas no duche. Este detalhe ajuda a eliminar a água mais facilmente.

Existem também esponjas em forma de luva, consideradas mais práticas.

Que cuidados deve ter com as esponjas?

As esponjas devem ser cuidadas para que durem bastante tempo – até porque algumas são dificilmente recicláveis ou duram anos a decompor-se – e também porque podem acumular fungos e bactérias nas fibras húmidas. É importante higienizar com sabonete após cada utilização e secá-la preferencialmente fora de um ambiente húmido.

[instagram-feed]