Double cleansing: será mesmo necessário?

AE moda double cleasing web | Auchan&Eu

Indicado para todos os tipos de pele, o método da dupla limpeza veio para ficar, mas será que é um passo mesmo importante e necessário ao final do dia Descubra os benefícios.

Não é novidade que a pele precisa de cuidados básicos diários de limpeza e hidratação. Na lavagem, devem ser utilizados água tépida e produtos de higiene suaves, de forma a não deteriorar a camada córnea mais externa da pele, responsável pelo equilíbrio em termos de hidratação e das outras funções de defesa1 . No entanto, nem sempre a lavagem comum garante uma completa remoção de todas as impurezas a que cada vez mais estamos expostos.

É aqui que entra o double cleansing, um método progressivo de limpeza oriundo da Coreia, que promete eliminar todos os vestígios de maquilhagem, excesso de sebo, sujidade, proteção solar e poluição da pele. Não se trata de lavar o rosto duas vezes por dia, mas sim de limpar o rosto com dois passos de limpeza: um produto de higiene com base oleosa para derreter as impurezas solúveis em lípidos e, de seguida, um produto de base aquosa para remover as impurezas solúveis em água*.

Esta dupla higiene é recomendada ao final do dia para todos os tipos de pele (mesmo pele sensível e reativa), especialmente se usa maquilhagem à prova de água ou se vive num ambiente urbano muito poluído. Mesmo que não use maquilhagem regularmente, é importante garantir uma boa limpeza à noite. O objetivo? Deixar a pele do rosto realmente limpa, para que os cuidados de rosto consigam penetrar na pele e atuar com a máxima eficácia. Só assim os séruns, tónicos, essências e cremes de noite que orgulhosamente compra poderão ser bem absorvidos.

Para uma correta e completa rotina de skincare, é essencial a utilização de produtos de higiene de rosto adequados às necessidades da pele.

Esqueça os leites, toalhitas desmaquilhantes e os desmaquilhantes bifásicos. Ao usar primeiramente um óleo, manteiga ou bálsamo de limpeza vai eliminar a maquilhagem e todas as impurezas difíceis que um produto de limpeza à base de água não consegue remover.

Prossiga, em segundo lugar, com a utilização de uma mousse, creme ou gel de limpeza indicado para o seu tipo de pele que limpe os poros em profundidade. Retire o produto com água abundante e seque a pele suavemente com uma toalha, que, simultaneamente, também esfolia delicadamente a pele. De manhã, não é necessário repetir todo o processo. Basta lavar o rosto com um produto à base de água, et voilà: pele suave, limpa e radiante.

Rotina de dupla limpeza

O segredo para uma pele perfeita começa com uma limpeza em profundidade ao final do dia:

  1. Comece com uma pequena quantidade de óleo, manteiga ou bálsamo de limpeza que remova a maquilhagem, o excesso de oleosidade e as impurezas, ao mesmo tempo que ajuda a manter a hidratação natural da pele. Coloque o produto na palma das mãos e esfregue suavemente. Massaje gentilmente, com movimentos circulares no rosto seco – olhos incluídos –, e emulsione com um pouco de água, enquanto massaja, se necessário. Retire o produto e o excesso de maquilhagem ao enxaguar abundantemente ou com um pano humedecido em água quente.
  2. No rosto húmido, aplique uma mousse, creme ou gel de limpeza diário que limpe profundamente os poros, para complementar o ritual da dupla limpeza. Faça pequenos movimentos circulares, especialmente na zona do contorno dos olhos, zona T e à volta do nariz. Retire o produto com água abundante e seque cuidadosamente o rosto para uma sensação de pele perfeitamente limpa e suavizada.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº83, 2022

Referências bibliográficas:

* SOCIEDADE PORTUGUESA DE DERMATOLOGIA E VENEREOLOGIA. Cuidados com a pele. Disponível em: . Acedido a 12 de fevereiro de 2022. 2. HEALTHLINE. A Beginner’s Guide to Double Cleansing. Disponível em: . Acedido a 10 de março de 202