Dos copos menstruais aos pensos reutilizáveis – Alternativas que protegem a sua saúde íntima e o ambiente!

AE MODA copos mentruais web | Auchan&Eu

Assinalamos o Dia Internacional da Saúde Feminina, em que se chama a atenção para a Saúde íntima, o dia 28 de Maio, com sugestões para cuidar da sua higiene com produtos inovadores (e com uma pegada mais ecológica)! Já ouviu falar certamente nos copos menstruais, pensados para substituir na altura da menstrução a utilização dos tampões, assim como se começou a ouvir falar mais recentemente dos pensos higiénicos em tecido reutilizáveis, para evitar o consumo das opções descartáveis.

São a nova aposta para a saúde íntima feminina e efetivamente parece apresentar mais benefícios para a saúde (menos alergias, irritações, entre outros), e inevitavelmente irão contribuir para um consumo mais sustentável e com uma maior poupança.

A maioria das mulheres é menstruada durante cerca de 40 anos, cerca de 5 dias por mês, ou cerca de 2.400 dias ao longo da vida – ao todo, são cerca de 6 anos e meio. Estima-se que, em cada ano, 45.000 milhões de pensos (e as suas embalagens) vão para o lixo, indo parar a aterros e aos esgotos, e demorando anos a desaparecerem. As habituais soluções descartáveis, para além de um desperdício de recursos são uma grande fonte de resíduos de plástico, não recicláveis.

O que é o copo menstrual?

O copo menstrual é um dispositivo feito de Elastómero Termoplástico, um material também usado nas tetinas dos biberões e chupetas dos bebés. É um copo pensado para substituir o uso dos tampões e pode ser reutilizado até 10 anos. É um copo moldável que se adapta para uma utilização confortável.

Existem vários tamanhos, consoante se a Mulher já teve ou não parto vaginal; ou existe, por exemplo, um tamanho mini para adolescentes. Há também uma opção de um copo menstrual orgânico com silicone hipoalergénico. O copo deve sempre no final da sua utilização mensal.

O copo menstrual deve ser esterilizado após a utilização, no último dia da menstruação (entre as utilizações pode lavar com água corrente e com sabonete). A esterilização pode ser feita com um esterilizador be´Cup que descontamina o copo menstrual, por exemplo, no microondas, em apenas 5 minutos.

E os pensos higiénicos reutilizáveis?

Seguem o mesmo design dos pensos higiénicos descartáveis, mas são feitos em algodão ou algodão orgânico, normalmente com molas de apertar para se adaptarem à roupa interior. São confortáveis, não se notam na roupa e evitam as irritações na pele, por deixarem que o corpo respire. Pode escolher o tamanho (conforme o fluxo) e ainda o padrão! Não deve permanecer com os pensos mais de 8 horas e deve trocá-los dependendo do seu fluxo.

O número de pensos reutilizáveis que necessita depende do seu fluxo e da frequência com que faz as lavagens. Podem durar de 6 a 8 anos.

Deixamos-lhe abaixo algumas opções já disponíveis nas nossas Lojas físicas na área de Perfumaria e Saúde&Bem-estar e online.

[instagram-feed]