Aceitar a celulite e levar um estilo de vida saudável

AE celulite web.pg | Auchan&Eu

No verão, normalmente torna-se um problema maior. No entanto, é uma preocupação que dura todo o ano. Afinal, a celulite afeta 90% das mulheres. Porém, existem truques altamente eficazes para atenuar o assunto.

A celulite ou a pele “casca de laranja”, como vulgarmente lhe chamamos, pelo seu aspeto na pele, é algo perfeitamente normal e faz parte da vida de cerca de 90% das mulheres. Torna-se mais visível em determinadas alturas da vida e podemos aceitá-la ou seguir alguns truques que atenuam o seu efeito. Mas, afinal, o que é a celulite? É uma condição na qual a pele apresenta depósitos de gordura, dando-lhe um aspeto grumoso, resultante de uma distribuição irregular sob a superfície da pele, daí ser vulgarmente conhecida por pele “casca de laranja”1. Embora possa afetar ambos os géneros, nos homens é muito raro

A solução para atenuar a celulite encontra-se em adotar um estilo de vida saudável.

E como estas coisas não acontecem só aos outros, certamente já se deve ter perguntando o porquê de ter, principalmente se considera que tem os cuidados necessários. No entanto, há vários motivos que podem causar celulite. Excesso de peso não é o fator-chave, mas promove o aparecimento, assim como a predisposição genética e uma alimentação pouco saudável. As alterações hormonais, como a menstruação, gravidez ou menopausa, ou a falta de exercício físico, podem igualmente estar na origem da celulite.

A solução para atenuá-la encontra-se em adotar um estilo de vida saudável2, investindo numa alimentação com baixo consumo de açúcar e gordura, rica em ferro e fibra, privilegiando o consumo de legumes, proteínas e alimentos antioxidantes. Pratique atividade física de forma regular, optando por exercícios que queimem gordura, gastem a energia acumulada e melhorem a circulação sanguínea, como abdominais, agachamentos e exercícios aeróbicos.

Massaje e esfolie regularmente as zonas mais afetadas, para potenciar a boa circulação sanguínea e eliminar as células mortas à superfície. Beba muita água, de forma a reforçar o processo natural de desintoxicação do organismo, aumentando a elasticidade da pele. Não use roupa muito apertada, pois dificulta a circulação do sangue, o que pode contribuir para o surgimento ou intensificação da celulite.

A melhor forma de atenuar a celulite é combinar todas estas dicas e torná-las parte das suas rotinas. Se quer manter a elasticidade da sua pele a longo prazo, comece a cuidar dela o mais cedo possível.

Referências bibliográficas:
  1. SCIENTIFIC AMERICAN. Is Cellulite Forever?. Acedido a 15 de fevereiro de 2022.
  2. AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY ASSOCIATION. Cellulite treatments: what really works? Acedido a 15 de fevereiro de 2022

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº82, 2022

[instagram-feed]