Abraçar o cabelo natural

AE moda cabelo natural | Auchan&Eu

Como é que é o seu cabelo ao natural? Liso, ondulado, encaracolado, frisado ou crespo?

Está na hora de tirar o máximo partido daquilo que a genética lhe trouxe. Use e abuse dos produtos de styling de acordo com o seu tipo de textura de cabelo para lhe dar forma e estilo.

Já se deve ter questionado como é que pode cuidar do seu cabelo com produtos e técnicas específicas.

No momento de escolher o que coloca diariamente no cabelo, é fundamental respeitar as suas características. O mais importante é conhecer bem a textura e aceitar a genética com todas as qualidades e defeitos. Deve usar produtos de styling de acordo com o seu tipo de cabelo e sempre tendo em conta o resultado pretendido.

Hoje em dia, existem técnicas específicas para dar forma e estilo aos cabelos sem o uso de secador, alisadores ou modeladores. Por exemplo, os cabelos ondulados vão beneficiar ao máximo das loções de água do mar, ideais para deixar o cabelo secar ao natural. Estas beach waves podem ser facilmente criadas em cabelo húmido.

Em alternativa, potencie o volume com uma mousse ou espuma para dar textura e corpo à raiz. Para criar as ondas, divida os fios ao meio e vá torcendo madeixas finas por toda a cabeça. Deixe o cabelo secar ao natural e solte as madeixas com o auxílio dos dedos1. Caso prefira fazer caracóis ou ondas com modeladores de calor, experimente um produto de fixação para uma maior definição.

A pensar nos cabelos mais lisos e com tendência a serem secos, escolha um leave-in e sérum finalizador para hidratar e suavizar.

Para pentear, opte por pentes de madeira que prometem diminuir a eletricidade estática do cabelo e o efeito frizz. No entanto, deixe o cabelo secar um pouco antes de penteá-lo suavemente2. Os pós e sprays texturizantes também são um excelente aliado com o objetivo de alcançar um efeito de raiz mais estruturada e com volume. Depois de secar naturalmente o cabelo, se desejar dar mais textura ao penteado, aplique champô seco na raiz e no comprimento e escove. O champô seco deixa o cabelo mais definido e com corpo, mas sem criar ondulações marcadas. Experimente vários produtos de styling até encontrar o que funciona melhor para si3.

Nos cabelos encaracolados, pode optar por um ativador de caracóis.

Prefira os que têm proteção térmica e aplique por todo o cabelo, apertando os caracóis das pontas em direção à raiz. Este tipo de cabelo fica muito bonito quando seca ao natural, mas deve retirar o excesso de água com o auxílio de uma toalha de algodão, logo após a lavagem. Caso não dispense o secador, utilize um difusor que seca sem desmanchar. Lembre-se de pentear sempre o cabelo ainda húmido, usando um pente de dentes largos ou a ponta dos dedos.

Único na aparência e estrutura, o cabelo frisado é especialmente frágil. Muitas mulheres com cabelos cacheados e crespos têm tendência para os alisar porque acham que assim serão mais fácil de cuidar. No entanto, os processos químicos que relaxam estes cabelos acabam por os fragilizar, exigindo uma maior manutenção e alterando a sua estrutura natural.

Para evidenciar o seu cacheado natural, os dermatologistas recomendam que lave o cabelo uma vez por semana ou a cada duas semanas para evitar a acumulação de produtos capilares que podem ressecar o cabelo4. Aplique condicionador pelos fios de cabelos até às pontas e faça um tratamento com óleo duas vezes por mês para repor a humidade e elasticidade. Os cabelos crespos, devido ao seu formato frisado ou em caracóis, não deixam a humidade natural do couro cabeludo chegar à extensão do fio. Caso prefira esticar o cabelo com prancha de alisar, aplique um protetor térmico para minimizar os danos causados pelo calor e manter os caracóis bonitos.

Em qualquer tipo de textura de cabelo, devemos ter particular atenção ao couro cabeludo pois a sua saúde é fundamental para ter um cabelo mais bonito e cuidado.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº81, 2022

Referências bibliográficas:
  1. PERFEITO, Mafalda. Guia Para Um Cabelo Perfeito. 1ª edição. Lisboa: Manuscrito, 2016.
  2. AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY ASSOCIATION. 10 Hair-care Habits That Can Damage Your Hair. Acedido a 20 de janeiro de 2022.
  3. HEALTHLINE. How to Identify and Style Your Hair Type. Acedido a 20 de janeiro de 2022.
  4. AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY ASSOCIATION. African American Hair: Tips for Everyday Care. Acedido a 21 de janeiro de 2022.