Regras para um bronze que dura todo o ano

artigoProtetorSolar | Auchan&Eu

Quando o verão acaba não são só os dias que ficam mais tristes, nós também. O calor vai embora e leva com ele o bronze. Só nos resta fazer com que ele fique o máximo de tempo possível.

Existem dois tipos de pessoas: aquelas que vão umas horas à praia e ficam com um bronze invejável e as que no final do verão têm uma ‘corzinha’ que pouco se nota. Mas há uma coisa que todas têm em comum: ninguém quer perder a cor que ganhou no verão, seja ela muita ou pouca. E, na realidade, há algumas dicas que pode seguir para a prolongar.

Esfoliação corporal

Fazer uma esfoliação em todo o corpo, alguns dias antes de se expor ao sol, é benéfico para o bronzeado, uma vez que acelera a renovação da pele e remove as células mortas. Porém, uma vez já adquirido o bronzeado, a esfoliação frequente não é indicada pelos mesmos motivos.

Exposição solar deve ser gradual

Para atingir uma cor dourada e não avermelhada (que descama mais rapidamente), o ideal é uma exposição gradual ao sol. É importante também evitar o sol nas horas em que ele está mais forte, para agredir menos a pele.

Evite banhos quentes

Os banhos com água muito quente potenciam a desidratação da pele, por isso são de evitar. O ideal será tomar banho com água tépida, pois refrescam e acalmam a pele.

Hidratação sempre

Beba muita água e use e abuse dos cremes hidratantes e dos óleos de banho. Uma pele hidratada é fundamental para um bronzeado duradouro.

Dieta para bronzear

Alimentos ricos em betacaroteno ativam a produção de melanina, auxiliando o bronzeado e a manutenção da cor. Cenoura, batata-doce, abóbora, pimentos, manga e papaia são alguns exemplos.

Melanina: a chave do bronze

O sol deixa-nos felizes e torna a nossa pele mais bronzeada. Isso acontece por causa da melanina, o pigmento que também é responsável por dar cor aos olhos e ao cabelo. Quando estamos expostos aos raios ultravioleta, ela tem também um papel protetor, pois filtra-os e absorve-os.

O bronzeamento é então uma das formas do nosso corpo nos proteger contra os efeitos nocivos do sol. Esse bronzeamento acontece pelo escurecimento e produção de melanina pelo nosso corpo, sendo que há pessoas que a produzem em maior quantidade e outras em menor.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº85, 2022

[instagram-feed]