Quem são os melhores amigos da grávida?

AE bebe amigo da gravida web | Auchan&Eu

Ao longo dos nove meses que antecedem o nascimento do bebé, as alterações hormonais tomam conta do corpo das gestantes. O resultado são diversas alterações na pele que podem ser prevenidas com alguns cuidados.

Durante a gravidez, o corpo ultrapassa os limites do que achamos que seria capaz.

Todo ele ganha uma força nunca antes vista, tornando-se casa para outro ser humano. Contudo, há um órgão em particular que deve ser louvado e cuidado: a pele. À medida que o bebé cresce no “forno”, o útero cresce para dar espaço a este desenvolvimento. Por consequência, a pele expande-se à sua volta1. O resultado são mil e uma transformações próprias dos nove meses de gestação que podem ou não aparecer, porque cada gravidez é diferente.

Uma das alterações mais comuns durante a gravidez são as estrias.

Desenvolvem-se devido às mudanças hormonais, aumento de peso e expansão da pele, aparecendo mais nas ancas, na zona do estômago, no peito e nas coxas. A chave para que estas marcas não perdurem muito para lá do pós-parto é cuidar delas desde cedo. Atualmente, muitos são os produtos tópicos existentes no mercado para prevenir e reduzir as estrias, mas o mais conhecido pelos seus resultados comprovados mantém-se o creme gordo.

O creme gordo tem passado de mão em mão pelas gestantes, sendo usado para massajar e hidratar as zonas mais propensas a desenvolver estrias. No entanto, também há outras opções que têm chamado à atenção das grávidas, como o bio-oil, loção e creme de manteiga de cacau e óleo de amêndoas2.

Como evitar a hiperpigmentação?

Outra grande dor de cabeça para algumas mulheres durante a gravidez chama-se melasma: o surgimento de manchas escuras e hiperpigmentadas na zona da cara e pescoço3. Para prevenir o aparecimento destas manchas, é essencial usar protetor solar. Mesmo no inverno, nunca dispense esta barreira essencial contra os raios UV, pois a exposição a este tipo de radiação é um dos maiores fatores de risco para o melasma.

Mas nem todos são perfeitos para qualquer ocasião. Os protetores solares minerais, por exemplo, são especialmente indicados para as grávidas devido aos seus dois principais ingredientes: óxido de zinco e dióxido de titânio. São minerais naturais, ótimos para pele sensível e capazes de bloquear os raios solares prejudiciais4.

À medida que a barriga aumenta e estica, pode vir a reparar noutro tipo de marcas negras.

Falamos em especial de uma linha que se estende ao longo da barriga em sentido vertical. Normalmente, esta linha desaparece alguns meses depois do parto, mas também não dispensa cuidados. Não se esqueça de massajar esta parte do corpo também com cremes hidratantes e de a proteger com protetor solar, evitando que fique ainda mais escura e que demore mais tempo a desaparecer.

Acne e varizes entram em cena?

Se pensava que as borbulhas na cara eram assunto encerrado desde o fim da adolescência, enganou-se. Algumas mulheres podem vir a desenvolver acne durante a gravidez por consequência de alterações hormonais. O tratamento deve ser discutido seriamente com um profissional de saúde, pois nem todos os produtos e medicamentos usados por pessoas que não estão grávidas são igualmente indicados para esta fase de vida5.

Já quem nunca teve varizes, pode tê-las durante a gestação.

Com o desenvolvimento do bebé no útero, o peso e o volume de sangue a circular no organismo da mãe aumentam, especialmente durante o último trimestre. Para evitar estas veias pronunciadas e de tom verde-arroxeado, tente não permanecer em pé durante longos períodos de tempo. Tente também não cruzar as pernas quando está sentada, use meias de descanso e durma com o fundo do colchão ligeiramente elevado.

No fundo, algo que tem de ter em mente durante os nove meses mais transformadores da sua vida é que não é só o bebé que cresce dentro de si que merece cuidados. No papel de mãe está, antes de tudo, uma mulher que tem de se sentir bem e bonita na sua própria pele. Por isso, aconselhe-se com o seu profissional de saúde sobre os melhores produtos para aplicar no seu caso particular. E, sobretudo, sinta-se a melhor versão de si mesma no seu corpo.

Artigo realizado pela Brand Story Content da Global Media Group para a Revista “A Minha Saúde e Bem Estar” da Auchan, edição nº84, 2022

Referências bibliográficas:
  1. ESCOLA AMERICANA DE OBSTETRAS E GINECOLOGISTAS. How Your Fetus Grows During Pregnancy. Disponível em https://www.acog.org/womens-health/faqs/how-your-fetus-grows-during-pregnancy. Consultado a 22 de abril de 2022.
  2. Brennan, M., Clarke, M. & Devane, D. (2016). The use of anti stretch marks’ products by women in pregnancy: a descriptive, cross-sectional survey. BMC Pregnancy Childbirth. Disponível em https:// bmcpregnancychildbirth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12884-016-1075-9#citeas. Consultado a 22 de abril de 2022.
  3. Schwartz, Robert A. & Jadotte,Yuri T. (2010). Melasma: Insights and Perspectives. Disponível em Dermatology, New Jersey Medical School, Newark, NJ, USA. Consultado a 22 de abril de 2022.
  4. FOOD AND DRUG ADMINISTRATION (2019). FDA Proposes Sunscreen Regulation Changes. Disponível em www.fda.gov. Consultado a 22 de abril de 2022.
  5. S.Z. Awan, J. Lu (2017). Management of severe acne during pregnancy: A case report and review of the literature. International Journal of Women’s Dermatology. Disponível em https:// www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352647517300503?via%3Dihub. Consultado a 22 de abril de 2022.
  6. ESCOLA AMERICANA DE OBSTETRAS E GINECOLOGISTAS. How Your Fetus Grows During Pregnancy. Disponível em https://www.acog.org/womens-health/faqs/how-your-fetus-grows-during-pregnancy. Consultado a 22 de abril de 2022.
[instagram-feed]