Frescos do mês

AE frescos do mes web | Auchan&Eu

Conheça os novos sabores e texturas que acabaram de chegar às nossas loja.

Dezembro

Couve Portuguesa

Sabia que os maiores consumidores de couves do mundo são os Países do Mediterrâneo? Em Portugal, metade de todas as couves consumidas são couves portuguesas e ainda bem, porque este legume típico do Natal é rico em fibra que, entre outras coisas, ajuda a regular o trânsito intestinal e a manter a saciedade durante mais tempo, em Vitaminas A e C e folatos importantes para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Banana

Fonte de fibra, vitamina B e potássio, a banana é principalmente conhecida por ser rica em açúcar e, muitas vezes, é considerada menos saudável devido a isso. Mas, sendo verdade que a banana é uma das frutas com maior teor de açúcar (o que faz dela uma boa fonte de energia), também é verdade que ela tem um índice glicémico baixo, o que quer dizer que o açúcar nela existente é absorvido lentamente mantendo-se a sensação de saciedade por mais tempo. São ainda benefícios da banana: prevenção de cãibras e regulação da pressão arterial, devido o seu teor em potássio e redução do apetite e regulação do processo digestivo, pelo seu teor de fibra (através da regulação do trânsito intestinal).

Groselha

A groselha é uma baga muito utilizada em xaropes, refrescos e geleias. É rica em fibra mas destaca-se, principalmente, pelo seu elevado teor em Vitamina C. Sabia que 100g de groselha contêm 50% da dose diária desta vitamina? A vitamina C é um antioxidante que, entre outras coisas, contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário e nervoso, para a normal formação de colagénio, para o normal metabolismo produtor de energia (e redução do da fadiga e cansaço) e aumenta a absorção de ferro.

Ananás

Para além de ser fonte de fibra (1.2g/100 g), o ananás é também fonte de vitamina C (20% do VRN), sendo que uma única rodela de abacaxi (150g) satisfaz cerca de ¼ das necessidades médias desta vitamina (para um adulto saudável). O ananás contém bromelina, uma enzima que tem sido estudada devido às suas potenciais propriedades digestivas, anti-inflamatórias e anticancerígenas, que é inativada quando submetida a altas temperaturas. Assim sendo, se confecionar esta fruta não tirará partido destas mesmas propriedades.

Bimi

Originário do Japão, o bimi é o resultado do cruzamento dos brócolos e da couve-chinesa. É, por isso, muito semelhante aos brócolos, mas tem talos mais suculentos e tenros e é mais doce que os brócolos. Recomenda-se o consumo em cru porque, desta forma, mantém as características nutricionais que são bastantes: o bimi é fonte de compostos bioativos (compostos fenólicos, glicosinolatos e carotenóides), vitamina A e C, zinco, folato e flavonóides.

Novembro

Batata doce

A batata doce além de deliciosa está carregada de vitaminas e ainda ajuda a regular o apetite. Por falar em apetite, conhece esta receita?

Beterraba

Onde utiliza a beterraba? Fonte de proteína vegetal e rica em folatos pode utilizar este vegetal de diversas formas. Temos aqui uma receita de pesto de beterraba e pistachos. Vamos provar?

Laranja

O melhor do inverno são as laranjas! 🍊 Ricas em fibra, em vitamina C e em sabor as laranjas dão para tudo e para todos.

Frutos Secos

Que rico pequeno-almoço. Rico em frutos secos que por sua vez são ricos em Ómega 3, ácidos gordos e com vários benefícios para o sistema cardiovascular.

Rabanetes

Os rabanetes têm uma cor tão viva que dá pena comer. Com um baixo teor calórico, ricos em fibra e fonte de vitamina C não faltam razões para os incluir na sua alimentação!

Outubro

Abóbora

Pertencem à família das curcubitáceas, estão carregadinhas de carotenóides e bioflavonóides. As abóboras têm mais para nos dar do que parece!

Alho

Mais do que um tempero, rico em alicina e fonte de vitamina B1, B6 e C, o alho é um forte aliado para a sua imunidade.

Castanha

Quentes e boas… Ricas do ponto de vista nutricional as castanhas são a melhor escolha para receber o outono!

Marmelo

Sabia que o marmelo é rico em fibra e fonte de vitamina C? Vá para além da marmelada e inclua-a na nossa alimentação de outras formas.

Nozes

A rainha dos frutos secos! Repletas de minerais, vitaminas, gorduras saudáveis e fibras, uma mão cheia de nozes por dia tem função cardioprotetora! Já provou as nossas nozes do Alentejo?

Setembro

Dióspiro

Rico em vitamina A e antioxidantes os dióspiros são uma aposta segura nesta altura do ano e vão bem com quase tudo.

Romã

Carregada de antioxidantes e anti-inflamatórios a romã é muito a favor da sua saúde! Saborosa à sobremesa ou até no prato principal.

Pera

Numa sobremesa, numa salada ou até mesmo numa bruscheta as peras além de saborosas, são uma fruta da época, boa para o coração e um aliado no controlo da diabetes.

Maçã

A variedade é enorme os benefícios também. Com vitaminas, fibras e muitos nutrientes são sempre uma boa escolha!

Beringela

Bonitas por fora, nem por isso por dentro, as beringelas são um legume da época repleto de antioxidantes.

Agosto

Uvas

Redondas e saborosas, não se pode pedir muito mais a uma fruta mas mesmo assim o consumo de uvas ainda têm outros benefícios devido às suas capacidades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti plaquetárias.

Ameixa d'Elvas

Este fruto é rico em quase tudo, desde vitaminas a minerais, passando pelos carotenos. É caso para dizer rica ameixa!

Feijão Verde

Feijão verde. Carregado de coisas boas ajuda a proteger o sistema cardiovascular e sabe lindamente. Junte-o a tofu marinado com cuscuz e tem uma refeição deliciosa à sua espera.

Pepino

Um fresco da época mesmo fresquinho! Tem mais de 90% de água e está repleto de anti-oxidantes. Para dipar, nas sandes da praia, nas saladas, ou até nestes canapés está sempre convidado para a mesa de verão.

Amoras

A amora é um fruto da época com capacidades antioxidantes dos compostos bioativos, o que quer dizer que, para além de deliciosa, faz mesmo bem à saúde! Com este calor até pode aproveitar e fazer uma limonada!

Julho

Milho

Ajuda a regular o açúcar no sangue e melhora a saúde intestinal. Os americanos adoram comê-lo grelhado, mas também pode juntar a saladas.

Melão

Ah, no verão não apetece sopa… Depende! Com mais de 90% de água e menos de 6% de açúcar, o melão dá uma sopa perfeita para comer ao pequeno-almoço, almoço e jantar!

Melancia

No verão fruta mais fresca não há ! Com poucas calorias e muita água, é perfeita para hidratar sem fugir da linha.

Pimentos padrão

O pimento padrão também está na época alta! E faz muito pelo seu sistema imunitário e saúde ocular. Descubra outras formas de o desfrutar.

Meloa

Pouco açúcar e muita água! A meloa está na sua época e é mesmo deliciosa para comer em dias bem quentes! Ou numa sopa, porque não?