Os insetos na alimentação do futuro

ae artigo insetos web2 1 | Auchan&Eu

Os insetos são consumidos por cerca de um terço da população mundial demonstrando-se, assim, uma excelente fonte nutricional, constituída por uma fonte de proteína sustentável. São ricos em fibra, minerais, vitaminas e ácidos gordos essenciais. Importante salientar que, quem tiver alguma alergia a mariscos ou ácaros do pó, pode desenvolver alguma reação alérgica a este tipo de produtos.

Ao compararmos esta fonte de proteína, com outras fontes proteicas animais, concluímos que a produção de insetos tem um menor impacte ambiental, derivado da sua menor pegada hídrica, menor emissão de gases de efeito de estufa, bem como um reduzido consumo de ração, tendo assim uma menor dependência de solos férteis.

O que é a Entomofagia?

O uso de insetos como fonte de alimento intitula-se de entomofagia, proveniente do grego éntomon que significa “insetos para comer”​.

O ser humano consome insetos desde os seus tempos primordiais, onde necessitava de caçar e encontrar plantas comestíveis, sendo os insetos parte deste ritual pois forneciam os nutrientes necessários. para a sua sobrevivência.

Já existem cerca de mais de 2 mil milhões de pessoas, espalhadas por todo o mundo, que têm por hábito consumir insetos.

Porquê consumir insetos?

A verdadeira questão é, porque não haveremos de consumir insetos?

A cada dia que passa, sentimos os verdadeiros efeitos do aquecimento global e, se até há uns anos, pensávamos que os defensores do planeta eram apenas os hippies extremistas, hoje em dia cabe a cada um de nós olhar para si mesmo, e procurar encontrar formas de se tornar mais sustentável e ter um impacto mais reduzido no nosso planeta.

O Aquecimento Global é algo que aumenta consoante a emissão de gases de efeito de estufa (GHG) para a nossa atmosfera. E os insetos representam uma solução que permite reduzir a quantidade de emissões de gases de efeito de estufa em cerca de 98%!

Sobre a Portugal Bugs

A Portugal Bugs é uma start-up portuguesa, que desenvolve produtos alimentares com insetos.

É a primeira empresa portuguesa a comercializar produtos alimentares com insetos, no mercado nacional, lançando-se agora na Auchan com uma diversa gama de produtos, desde barras proteicas, snacks de insetos, chocolates, massa proteica e farinha de inseto proteica.

logo portugal bugs 1 | Auchan&Eu