Uma bola, 5 brincadeiras

A bola é um objeto muito versátil que pode ser usado em diversas brincadeiras e a diversão é garantida. Junte as crianças e inspire-se nas nossas sugestões de jogos.

Futebol cego
Divida as crianças em pares. A perna direita de uma criança é amarrada à perna esquerda da outra, e uma delas vai ter os olhos vendados. A que estiver com os olhos abertos tem de dar indicações até a criança de olhos vendados acertar na bola.

Acertar no alvo
Separe as crianças em dois grupos, antes de a brincadeira começar, cada grupo decide, em segredo, quem vai ser o “alvo” do grupo. O “alvo” é aquele que não pode levar com a bola e tem que ser secretamente protegido pelo grupo. Ganha a equipe que acertar primeiro no “alvo” da equipa adversária.

Defender a bola
Forme um círculo com as crianças de mãos dadas e coloque a bola perto do pé de uma delas, que dará o pontapé inicial. As crianças devem jogar a bola entre si, usando os pés ou qualquer outra parte do corpo, mas sem nunca soltar as mãos ou deixar a bola sair da roda.

Bola ao centro
Antes de começar o jogo, enumere as crianças, de um, até ao número total de crianças. Para fixarem bem o número, diga-o em voz alta a cada uma delas. Formam um círculo, uma das crianças vai para o centro, e atira a bola para cima e diz o número de um colega. A criança a que corresponde o número deve correr para agarrar a bola. Caso consiga, vai para o centro. Caso contrário, volta para o seu lugar.

Montanha russa
Organize as crianças em duas filas iguais e deixe as bolas com as que estiverem na frente. Elas devem passar a bola para quem estiver atrás por cima, ou seja, colocando as mãos acima da cabeça. A segunda criança da fila passa a bola para quem estiver atrás, por baixo, entre as pernas. E assim, alternadamente. Quando chegar à última criança da fila, ela deve correr e passa a ser a primeira da fila, e assim sucessivamente, até que a primeira volte a ser primeira da fila. Quem completar o ciclo primeiro vence a brincadeira.

PUB PUB