O covid-19 explicado às crianças

O Covid-19 está a alterar as rotinas das famílias e tornou-se um assunto falado diariamente. Com o fecho das escolas e o risco de contágio elevado, a ansiedade das famílias aumentou, o que também afetou as crianças. É natural que as crianças tenham muitas perguntas e algum receio.

O que podemos fazer para explicar o que se passa?

É importante explicar às crianças de forma simples e clara que se trata de uma doença e que precisamos de ter muitos cuidados para evitar ficar doentes. Aqui vão alguns conselhos que podem ajudar:

– Explique que por termos uma preocupação grande para não adoecermos, existem algumas rotinas que terão de ser reajustadas, como uma maior higienização das mãos

– Explique que não devemos ter um contacto físico muito próximo incluindo no seio da família

– Apresente factos sobre o que se passa com explicações e informações claras sobre como diminuir o risco de contágio, adaptando o discurso à idade e garantindo que compreendem.

– De uma forma tranquilizadora, explique o que pode acontecer se a própria criança ou um familiar ficar doente, incluindo que terão de ir para o hospital durante algum tempo e receber cuidados médicos que os vão ajudar a sentirem-se melhor.

– Explique a importância das medidas de isolamento (veja aqui a documento publicado pela Ordem dos Psicólogos).

– Tanto quanto possível, mantenha as rotinas e horários habituais ou, em alternativa, ajude a criança a criar novas rotinas (veja aqui o nosso artigo sobre isolamento em família com dicas que podem ajudar). Consulte as atividades do nosso site Auchan&Eu e inspire-se nas atividades que pode fazer em casa com eles.

– Reforce a atenção e o carinho, tente responder às reações das crianças demonstrando compreensão, apoio e escute as suas preocupações e medos.

– Finalmente, aproveitem para aprender mais sobre os vírus e qual a melhor forma de nos protegermos com o jogo Stop Contágio da Direção Geral de Saúde.