6 Passos para incentivar o gosto das crianças pela leitura

A leitura estimula a criatividade, a imaginação e a aprendizagem, temos algumas sugestões para incentivar o interesse pelos livros.

1 – Dê o exemplo, faça da leitura um hábito familiar. Se os pais gostam de ler e têm esse hábito, o comportamento influência a criança e contribui para que ela também desenvolva o gosto pela leitura.

2 – Conte histórias, ler em voz alta desperta curiosidade pela leitura e desenvolve a linguagem dos mais novos. Crie uma rotina de ler todos os dias mesmo que sejam só 10 minutos, antes de ir para a cama. Pode alternar e alguns dias é a criança a contar uma história.

3 – O cantinho da leitura. Escolha um espaço bem iluminado e confortável onde o seu filho possa ler, pode ser no quarto, na sala ou noutro local disponível.

4 – Respeite o gosto do seu filho, deixe-o escolher os livros que quer ler. Os livros disponíveis devem ter em consideração os interesses e a idade da criança.

5 – Peça-lhe que partilhe consigo as histórias dos livros que ele gosta de ler. É muito importante conversarem sobre a história, ao falar sobre o que leu, a criança pensa, reflete, e desenvolve a capacidade de compreensão.

6 – Construam o vosso livro familiar. Uma história escrita por todos com ilustrações a acompanhar!

Temos uma sugestão de um livro divertido para oferecer “A revolta das leguminosas”
As leguminosas sabem que são alimentos muito saudáveis e orgulham-se de tudo aquilo que fazem pela saúde dos seres humanos. Mas deixaram de estar no prato de muitas crianças. E ainda por cima passaram a ser divididas em porções e embaladas em plástico… Descubra o que decidem fazer!