Preparar as crianças para chegada de um irmão!

AE RR irmaos web | Auchan&Eu

A chegada de um novo elemento à família é um momento de grande excitação, mas é necessária uma preparação com o primeiro filho para que este não se sinta rejeitado. O diálogo e momentos exclusivos com os pais são essenciais para que não tenha momentos de tristeza, choro ou se sinta desprezado.

Aqui ficam tudo o que precisa fazer para que o seu filho lide tranquilamente com a chegada do bebé e da nova rotina diária.

Diálogo

Como em qualquer situação familiar, o diálogo é fundamental. É importante que a criança perceba que não vai ser substituída, nem perder o amor dos pais e que a chegada de um irmão é um fator de alegria para toda a família.

Demonstrações de amor

É fundamental demonstrar que o continua a amar, já que é normal que ele revele ciúmes quando o irmão nascer.

Habituação

Durante a gravidez, motive a criança a falar com o bebé ainda na barriga da mãe para que se habitue aos poucos. Assim, será mais fácil acostumar-se à ideia que terá de dividir a atenção e amor dos pais com o irmão.

Atenção exclusiva

Com a chegada do bebé, é normal todas as atenções estarem voltadas para as suas necessidades, já que requer mais cuidados. No entanto, deve ter a preocupação de dar atenção exclusiva ao primeiro filho também. Os pais devem reservar um pouco do seu tempo longe do bebé para brincar, fazer uma fazer uma atividade especial ou passear só com o filho mais velho. Desta forma, ele não se sentirá abandonado, mas tranquilo e consciente que o amor dos seus pais por ele permanece inalterado.

Quartos exclusivos

Na medida do possível, o seu primeiro filho e o bebé devem ter quartos separados para que as suas coisas não se misturem. Caso contrário, o mais velho poderá sentir que o seu espaço está a ser invadido e que está a ser rejeitado em detrimento do irmão.

Características de um bebé

Os pais devem procurar explicar ao filho mais velho que ele terá algumas responsabilidades com a chegada do irmão. Devem abordar as fragilidades e perigos que um recém-nascido enfrenta e explicar que o bebé é totalmente dependente de outros para viver. Para além disso, reforce a ideia de que conta com a importante ajuda do irmão mais velho.