Ensinar a lavar os dentes

Escovar bem os dentes é muito importante para manter a saúde oral.

Quando é que o bebé começa a escovar os dentes?
Quando nasce o primeiro dente! Habitualmente entre os 6 e os 9 meses. Com poucos dentes pode usar-se uma gaze, ou optar por uma escova pequena e macia.

Como escovar os dentes?
Escolha uma pasta de dentes adequada para a idade (consulte o pediatra para escolher a pasta certa) e coloque pouca quantidade na escova (use a ponta do dedo do bebé como referência). Por volta dos 2/3 anos, quando a criança já souber cuspir, a medida será um grão de ervilha.  A partir dos 5 anos pode aumentar a quantidade.
Faça movimentos de rotação na face de cada dente e na superfície interna e vá explicando que não se deve engolir a pasta. Escove também a língua de trás para a frente.

Como escolher a escova?
A escova deve ser pequena e as cerdas devem ser suaves.
A escova deve ser substituída de 2 em 2 meses.
A escova deve estar sempre seca antes de usar. Se verificar que continua húmida depois da última utilização tenha 2 escovas disponíveis e vá alternando. Veja aqui a nossa opção de escovas sustentáveis.

Como se formam as cáries?
As bactérias acumulam-se na superfície dos dentes (placa bacteriana) formando uma espécie de película transparente que, na presença de açúcares, produz ácidos que dão origem às cáries. Para além das cáries também é responsável pelo aparecimento do tártaro. Esta placa tem de ser removida diariamente, de manhã, depois do almoço e depois do jantar.

PUB PUB