Aprender a poupar!

AE RR miudo moeda web | Auchan&Eu

Ensinar às crianças o valor do dinheiro, bem como boas práticas de gastar e poupar dinheiro é um passo importante para as preparar para serem financeiramente responsáveis. Transmitia a ideia de que poupar é divertido.

Fale de dinheiro com naturalidade

Sem necessidade de entrar em grandes detalhes, as crianças devem ter uma noção da situação económica familiar e das despesas que se adequam à economia familiar e as que não.

Deve fazê-lo sempre numa linguagem adaptada à idade das crianças.

De onde vem o dinheiro?

Explique-lhes como se obtém o dinheiro, a partir das horas de trabalho dos pais ao longo de cada mês. Devem ter noção do quanto custa ganhá-lo e da rapidez com que este pode desaparecer, se não planificarem as despesas. As crianças podem acreditar que o dinheiro é ilimitado.

O valor das moedas e das notas

Através de jogos, mostre-lhes as diferenças de valor das moedas e das notas. Explique-lhes que o que se paga com cartão continua a ser o dinheiro que guardámos anteriormente no banco. Quando são pequenas, as crianças podem convencer-se de que o dinheiro que levantamos no Multibanco surge como por magia e que nunca tem fim.

As vantagens de uma mesada

Seja semanal ou mensal, servirá para as crianças organizarem a sua economia: aprenderem o que podem comprar com o dinheiro de que dispõem e que quando este acabar, não terão mais até à mesada seguinte.

Despesas necessárias versus prescindíveis

São conceitos difíceis de transmitir às crianças, que são naturalmente mais impulsivas, mas que são fundamentais.

O hábito da poupança

Faça-lhes ver as vantagens da poupança. Estabeleça um objetivo que as motive, comprar um brinquedo por exemplo. Para o tornar mais tangível, podem utilizar uma caixa transparente para irem guardando o dinheiro poupado e colar nela uma fotografia do objetivo da poupança. Deste modo, verão crescer as suas poupanças e por outro, terão presente o objetivo pelo qual o estão a guardar.