5 jogos para fazer em casa e recordar a sua infância

Jogos para fazer em casa com os miúdos: Experimente!

Vai passar o dia em casa com os miúdos? Aproveitem estes jogos para fazer em casa.

Aqui ficam algumas sugestões divertidas!

Jogo do Quente ou Frio

Uma criança sai da sala e os outras ficam a esconder um objeto. O esconderijo é apenas conhecido dos que ficaram na sala. A criança que saiu volta para a sala e começa a procurar o objeto escondido, enquanto o faz, as outras gritam “quente” ou a “ferver” quando está próximo do objeto ou “frio” e “gelado” quando se afasta. Quando encontra o objeto é escolhida outra criança, que sai do local para os outros esconderem o mesmo ou outro objeto.

Jogo do Telefone Estragado

As crianças sentam-se em círculo. Uma das crianças começa por dizer uma mensagem em voz baixa à que está sentada ao lado dela. Esta passa a mensagem ou o que pensa ter ouvido dessa mensagem, à criança seguinte. Até a mensagem chegar à última criança. A última criança diz a mensagem em voz alta e compara-se com a mensagem inicial, que é revelada pela criança que deu início ao jogo!

Jogo das Estátuas

O objetivo é surpreender o jogador que está de costas, e que pode ser um adulto ou uma criança mais velha. Este jogador coloca-se de costas para os outros, que se alinham atrás dele, e dá o sinal de partida. As crianças começam a avançar em bicos de pés na direção do jogador que está de costas. Quando as crianças se apercebem que ele se vai virar, param onde estão. Se alguma delas se mexer, sai do jogo. Quem tocar no jogador que está de costas em primeiro lugar, ou quem sair em último lugar. Ganha o jogo!

O Rei Manda

Um dos participantes é o Rei os outros colocam-se à sua frente. O rei manda os outros fazer alguma coisa, como por exemplo: coçar a cabeça ou dar um salto enquanto ele próprio faz o mesmo! Se a ordem for precedida de “o rei manda”, todos os jogadores têm de lhe obedecer ou são eliminados. Se a ordem não for precedida por estas palavras, os jogadores não devem obedecer e quem fizer o que o rei manda é eliminado. Quem ficar até ao fim ganha e passa a ser o rei!

Jogo O Gato Mia

Um jogador fica de olhos vendados e procura os outros jogadores. Quando encontrar alguém, diz: “Mia, gato”. Quem foi apanhado deve “miar” para o jogador de olhos vendados tentar adivinhar quem é. Se acertar, quem miou é o próximo a ficar de olhos vendados.

PUB PUB