Queremos que a roupa dure mais tempo. Descubra as nossas dicas!

AE roupa dure mais tempo web | Auchan&Eu

Hoje em dia o mindset é comprar menos moda. Queremos comprar com mais consciência, procurar mais qualidade no têxtil, para que a roupa dure mais tempo. A massificação das coleções é cada vez menos um requisito por parte das marcas, que apostam antes ou em produção local e/ou em mini coleções com menos quantidade.

Aliás, a grande tendência é comprar roupa em segunda mão, sendo que inclusivamente a Auchan é parceira da My Cloma, e já existem corners com roupa em segunda mão em algumas das Lojas Auchan.

Para a roupa que compra durar mais, quer seja nova ou em segunda mão, é muito importante ter alguns cuidados diários que fazem a diferença. Descubra abaixo as nossas dicas!

Instruções de lavagem

As etiquetas

As roupas têm etiquetas com instruções de lavagem e de manutenção que não devem ser ignoradas. Não só indicam as temperaturas de lavagem adequadas, como muitas vezes não aconselham a lavagem na máquina ou indicam cuidados relativos a passar a ferro.

Remova as nódoas

Não deixe no cesto de roupa suja peças manchadas por longos períodos, não só porque podem ficar com nódoas permanentes, como também tendem amarelar e atrair traças. Existem canetas removedoras de manchas, por exemplo, que pode levar consigo na mala, em caso de acidentes durante o dia.

Não lave constantemente

Não há necessidade de lavar diariamente peças que não ficam em contato direto com a pele, como casacos, por exemplo, ou outras peças que usa durante um curto período de tempo. Opte por pendurá-las em cabides em zonas onde possam ventilar. Quanto mais lavar uma peça de roupa, menos tempo dura.

Máquina de lavar

Se tem possibilidade, separe a roupa por cores em cada lavagem na máquina. Ainda assim, a melhor dica é usar toalhitas anti-transferência de cores para evitar acidentes de descoloração.

Opte também por sabões específicos para roupa branca, roupa colorida e roupa escura, sem esquecer os tira-nódoas e os amaciadores. Nunca exagere na quantidade do nível de sabão, pois em excesso estraga a máquina, as roupas e pode provocar alergia. O ideal é que as roupas não saiam da máquina com muito cheiro de sabão.

Use e abuse dos sacos protetores de roupas (também existe para calçado), que ajudam a proteger roupas delicadas de ficarem com os típicos buracos: roupa interior, meias, roupas de bebés e até t-shirts e tops.

Siga ainda algumas destas dicas:

  • Não coloque muita roupa dentro da máquina, para evitar que friccionem entre si, desbotem e fiquem com borbotos
  • Separe empre roupa delicada, de roupa mais “normal” e de tecidos sintéticos
  • Abotoe, fecho os velcoros e vire as peças do acesso, mas não friccionarem com os tecidos

Secar a roupa

Se precisar de pendurar a roupa no exterior, opte por comprar molas de madeira ou de aço inoxidável que são mais sustentáveis. Ao pendurar a roupa, prenda-a do avesso e em partes em que os vincos das molas possam ficar menos visíveis no corpo.

Passar a ferro

Opte por usar sempre um protetor de ferro para passar todas as peças, pois desta forma não correrá o risco de queimar nenhum tecido. Se precisar de testar a temperatura do ferro em alguma peça, e não tiver o protetor de ferro, faça-o com a peça do avesso ou utilize um pano de cozinha por cima. Evite sempre pressionar o ferro nas peças!

Pode organizar logo a roupa para passar por ordem de temperatura, da mais baixa (por exemplo roupas de tecido frágil) à mais alta.
Hoje em dia existem os ferros a vapor, que passam as peças a ferro na vertical sem necessidade de tábua de engomar, ideais para passagem a ferro diárias e mais rápidas em t-shirts, tops, vestidos e peças de roupa delicadas e fluídas.

Arrumar a roupa no closet

É essencial saber guardar as roupas de forma adequada no armário. Há peças que devem ficar dobradas, pois quando penduradas podem esticar (o caso das malhas), e outras que podem ficar em cabides para evitar vincos como camisas e tecidos delicados. Escolha cabides específicos para cada necessidade (com e sem molas, etc.), aposte em caixas com divisórias e cestos e dobre a roupa com o método da Marie Kondo para a manter sempre organizada! Leia mais sobre organização do closet.

Proteger e perfumar a roupa

Proteja os casacos e outras roupas delicadas com protetores de tecidos específicos. São ideais também quando se tem que transportar roupa, com a vantagem de não amarrotá-la.

Bolas de cedro com um cheiro neutro são essenciais para colocar nas gavetas e nos cestos com roupa, já que a madeira atua como repelente das traças e de outros insetos que danificam a roupa.

É fácil também manter a roupa perfumada por exemplo com sabonetes de alfazema ou outros DIY.

Rolo tira-pelos

Na nossa marca Actuel há um rolo adesivo tira-pelos com papel reciclado! É um acessório super útil (e obrigatório se tiver animais de estimação) para ter no hall de entrada da sua casa e assim poder tirar os pelos da roupa preta, principalmente, antes de sair.

Conheça ainda outras nossas soluções de limpeza, mais amigas do ambiente e do seu tempo:

  • Articular com artigos dicas de arrumação, ferro a vapor qilive, máquina lavar roupa qilive