Dicas infalíveis para ter a casa arrumada. Sem esquecer o closet!

AE Decoracao CasaArrumada web 1024x476 1 | Auchan&Eu

De certeza que ainda está a aproveitar ao máximo verão! Mas com o regresso a pouco e pouco à rotina do trabalho e/ou dos estudos, também é importante aproveitar o tempo livre para organizar o espaço em casa. De arrumar as coleções, neste caso, de verão e começar a dar espaço às coleções e rotinas da nova estação.

Dicas para ter a sua casa arrumada

A importância do hall de entrada

Se sente que chega a casa e que começa a espalhar o casaco, os sapatos, a mala, a pasta do escritório ou a mochila da universidade por toda a casa, então a nossa primeira dica é simplesmente esta: crie um espaço no hall da entrada com um pequeno guarda-roupa ou um cabide e com um apoio para os sapatos – pode ser uma sapateira ou, mais original, uma caixa como a que sugerimos na imagem.

Cestos e mais cestos

Outra dica é tirar partido de caixas e de cestos para “aglomerar” categorias de produtos, em vez de os amontoar em bancadas e prateleiras. Se tem animais domésticos, inclusive, sabe o quanto pode ser desafiante que os produtos se mantenham no lugar!

Assim, opte por usar caixas para colocar cadernos, material de escritório, livros e outros adereços associados. Usar caixas para guardar os brinquedos já é mais comum e assim até pode ter caixas com brinquedos em mais pontos da sua casa.

Na casa de banho, os cestos também são excelentes para colocar os produtos de cosmética.
Com esta técnica de caixas e de cestos, vai também notar que se torna mais fácil para ir limpando as prateleiras e as bancadas com menos esforço.

Dicas para arrumar o seu closet

Escolha os cabides certos

A primeira dica que temos para lhe dar: privilegie cabides iguais! Não só assegura mais espaço dentro do armário (e os cabides não ficam presos entre si), como fica tudo mais harmonioso. É uma questão de escolher: prefere cabides de madeira, de metal ou de tecido? Depende do espaço do seu armário; no caso dos cabides de madeira, estes ocupam mais espaço pela sua estrutura. Mas para um charriot, para pendurar casacos, por exemplo, são uma ótima opção!

Tenha em conta que para além dos cabides diversificarem nos materiais, também têm especificidades diferentes no design conforme a sua utilização: cabides com e sem molas, cabides para pendurar vários pares de calças, cabides para cintos e echarpes, entre outros. Assim, deve colocar todos os cabides de molas seguidos, e por aí fora sucessivamente para, conforme referimos anteriormente, evitar-se que fiquem presos entre si.

Crie divisórias

Dentro das gavetas e sobre as prateleiras, opte por usar caixas divisórias (hoje em dia já encontra de tecido e em plástico); ou faça divisórias “do it yourself” com bocados de plástico rígido ou de madeira. A ideia é criar separadores entre a roupa para rentabilizar melhor o espaço. Por exemplo, em vez de misturar soutiens e cuecas “ao molho” dentro de uma gaveta, se tirar partido das divisórias, vai ver que consegue ter tudo organizado e, mais importante, a caber tudo dentro da mesma gaveta. Para arrumar meias também são muito úteis, t-shirts e até fronhas da roupa de cama.

O método Marie Kondo

Vamos organizar a roupa “a la” Marie Kondo? Para os mais distraídos, Marie Kondo é uma escritora japonesa especialista em organização pessoal, que já vendeu milhões de cópias dos seus livros. Marie Kondo ensina métodos muito próprios para dobrar e arrumar cada categoria de roupa, prometendo ser mais fácil de rentabilizar espaço no closet e de manter a roupa durante mais tempo organizada. E, afinal, quantos de nós nos esquecemos da roupa que realmente temos dentro do armário porque não está corretamente à vista? O método de dobrar camisolas, por exemplo, é um dos grandes sucessos.

Assista ao vídeo que preparámos para si, e veja a nossa explicação:

  1. Comece por dobrar cada manga como ilustra a imagem.
  2. Faça 3 dobras ao longo da camisola, de forma a que fique um rolo, preferencialmente a ver-se a gola.
  3. A ideia é que os rolos das camisolas não se desdobrem facilmente e que as identifiquem bem, para facilitar a hora da escolha do look.

E a maquilhagem?

Há muitas ideias giras para organizar a maquilhagem, tirando partido de peças decorativas, ou até das tradicionais bomboneiras em vidro ou pratos pequeninos. Mas não há nada como poder arrumar os diferentes tipos de maquilhagem em caixas de acrílico com vários compartimentos! Pincéis, esponjas, batons e até acessórios de cabelo. Prefira este tipo de caixas de acrílico e organize a maquilhagem por categoria. A rotina de beleza vai ser muito mais eficiente!

AE Decoracao CasaArrumada web 1024x476 1 | Auchan&Eu