Cozinhar com prazer

AE casa cooking with pleasure | Auchan&Eu

O escritor Mia Couto diz no seus livros que “cozinhar é um ato de amor”. A cozinha é um ato milenar de quem cuida. Cozinhar para os outros (e para si próprio) é sempre um gesto de entrega e carinho. Mesmo quando se tem pouco tempo e se encara a cozinha como uma tarefa funcional.
A cozinha é quase sempre um espaço de conforto, de proteção onde se criam e recriam coisas! Quantas vezes não acabamos na cozinha a conversar, a degustar, a provar, antes de ir para mesa… Quando se tem mais tempo e disposição, é na cozinha que se experimentam e se testam receitas novas, e se partilha a criação!

Criar para partilhar é sempre um prazer para todos.

Vestir e equipar a cozinha de utensílios que inspiram e incentivam a criação de novas receitas, ou até das mesmas com um toque diferente, é a missão da nossa coleção “Cooking with pleasure”. Afinal, cozinhar com prazer e envolver a família (crianças incluídas) e os amigos continua a ser uma fonte de satisfação que entra na lista dos prazeres simples da vida.

panelas | Auchan&Eu

Cozinhar nas nossas panelas de ferro
Para além de bonitas, recuperam uma tradição de cozinha antiga. Não se trata de revivalismo mas de SABOR! São resistentes e aquecem por inteiro e de forma integral, o que permite cozinhar os alimentos de forma homogénea.
O ferro também vai passar levemente para os alimentos, mesmo que a panela esteja curada, o que reforça o sabor.
São ideais para cozinhados longos, mas também pode fazer um belo arroz em 3 tempos! Deve usar-se menos água do que nas panelas convencionais e o lume não deve estar muito alto.

panelas22 | Auchan&Eu

O que é a cura das panelas de ferro?
As panelas de ferro fundido já são curadas de origem, ou seja, passam por um processo em que os poros da panela são impregnados por óleo ou gordura. Estão “seladas”. Após várias lavagens deve voltar a repetir o processo da cura.
Para esse efeito basta untar a panela por dentro com óleo de linhaça ou azeite e levá-la ao forno a 160º durante uma hora. Depois deste processo não limpe, nem seque a panela com um pano. Deixe secar naturalmente.
Lembre-se que a panela aquece uniformemente o que significa que as pegas vão estar à mesma temperatura da panela. Use sempre pegas, de preferência de silicone, para manusear a panela.

panelas2 | Auchan&Eu

Lavar a panela
Use sabão neutro ou apenas água quente para a lavagem – os detergentes são muito abrasivos e podem impregnar a panela. Evite também usar uma esponja demasiado áspera.
Deixe secar ao ar. Para arrumar a panela não empilhe junto a outras panelas. Se tiver falta de espaço, pode armazenar empilhadas mas com um pano, uma folha de papel vegetal ou um feltro entre elas.

Conheça também a nossa oferta de utensílios de cozinha sustentáveis, na qual damos prioridade a materiais recicláveis, recipientes de vidro, tampas de bambu, das nossas marcas nacionais que asseguram toda a qualidade, a um preço acessível: Silampos, Celar, as facas Ivo cutelarias, as assadeiras Jomafe, Codil, etc.