Uma boa mesa traz consigo petiscos, vinhos e amigos!
Não precisa de ser um especialista em vinhos para escolher o vinho ideal para o prato perfeito. Existem algumas dicas que pode aplicar facilmente. A regra principal é gostar do vinho! A escolha pode ser diferente em função da época do ano (calor ou frio), da refeição (almoço ou jantar), da ocasião (celebração especial), e claro, do tipo de pratos que vai confecionar.
Harmonização
Na prática é saber qual o vinho que combina melhor com os diferentes petiscos.
Tradicionalmente, os vinhos tintos combinam bem com carnes vermelhas, os vinhos brancos (como o sauvignon e chardonnay) são ótimos para acompanhar pratos de peixe e mariscos. Os vinhos rosés são bons para carnes magras e grelhados.
Espumantes são habitualmente a escolha para celebrar ou para iniciar a refeição com uma boa seleção de aperitivos. Mas a verdade é que também podem ser associados de forma harmoniosa a mariscos, risotos e massas.
Como conservar o vinho?
Os vinhos são habitualmente guardados deitados num lugar fresco (idealmente 15º), sem luz direta. A qualidade da rolha é importante para que o líquido permaneça em contacto permanente com ela, para evitar que seque.
Como servir o vinho?
A preparação deve começar horas antes da refeição. Na véspera coloque a garrafa na posição vertical para que eventuais resíduos possam assentar no fundo da garrafa. Quanto à temperatura… os vinhos brancos devem estar a menos de 7º, os tintos a mais de 20º e os vinhos espumantes bem gelados.
Se quiser investir um pouco mais e pensar que seria um bom desafio criar uma garrafeira em casa conheça as nossas dicas no folheto de vinhos.